Um ano após as fortes chuvas que resultaram em 134 mortes por enchentes e deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife (RMR), parlamentares lembraram da tragédia na Reunião Plenária desta segunda (29). Da tribuna, eles cobraram ações permanentes de prevenção a novas catástrofes e denunciaram o racismo ambiental em Pernambuco e no Brasil.
Ouça os pronunciamentos na íntegra

CHUVAS – João Paulo denunciou o racismo ambiental em Pernambuco. Foto: Roberto Soares
João Paulo (PT) destacou o perfil das vítimas: “Observamos a mistura da crise climática com a vulnerabilidade de uma parcela da população que é empurrada para áreas periféricas por falta de moradias populares na cidade. São vítimas do racismo ambiental, que mantém pessoas pretas e pobres como as maiores vítimas das chuvas”, registrou. O petista voltou a defender a articulação de municípios, Estado e União e destacou a importância de programas de moradias populares, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida.
Para Rosa Amorim (PT), as famílias que moram em áreas de risco continuam desamparadas pelo Poder Público, vivendo uma “rotina de desespero”. A deputada cobrou a execução de projetos e obras de contenção de encostas, além da construção de abrigos, fortalecimento da Defesa Civil e ações de assistência médica à população mais vulnerável a inundações e deslizamentos. Na avaliação da deputada, a Casa precisa conferir prioridade a esses temas.

CRÍTICAS – Coronel Alberto Feitosa denunciou a falta de ações do Poder Público. Foto: Roberto Soares
Coronel Alberto Feitosa (PL) também fez críticas ao Poder Público: “A imprensa registrou imagens dos locais atingidos e, inacreditavelmente, as barreiras continuam do mesmo jeito. É um descaso total”, afirmou. No mesmo pronunciamento, ele destacou a falta de segurança na orla da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Feitosa lamentou os dois assassinatos registrados na localidade na última semana, e defendeu o armamento da Guarda Municipal. Segundo o deputado, a cidade está entre as quatro capitais brasileiras que não têm a corporação armada.
Rodovias
Da tribuna, o deputado Aglailson Victor (PSB) pediu ao Governo do Estado que invista na recuperação da PE-40, que liga o município de Chã de Alegria (Mata Norte) à PE-50. Segundo o parlamentar, a situação da rodovia é “lamentável”, figurando entre os trechos mais danificados da malha viária pernambucana. “Que a Secretaria estadual de Infraestrutura possa intervir o mais rápido possível”, solicitou.
Já as condições de tráfego da PE-361, no trecho que dá acesso a São José do Belmonte (Sertão Central), pautaram o discurso de João Paulo Costa (PCdoB). O parlamentar visitou o município por ocasião da Cavalgada à Pedra do Reino. Segundo ele, a rodovia precisa de requalificação com urgência, uma vez que a situação vem prejudicando o turismo e ameaçando a atração de novos empreendimentos, entre eles o maior complexo de usinas de energia solar a ser instalado na região.
Cultura
Waldemar Borges (PSB) denunciou as más condições do Teatro Valdemar de Oliveira, no Recife. De importância histórica na área do teatro amador, o espaço estaria sofrendo com a falta de segurança e de investimentos estruturais. Segundo o parlamentar, a gestão estadual anterior estava negociando formas de apoiar a associação que administra o equipamento, mas o diálogo foi interrompido com a mudança de governo.
“Faço um apelo ao secretário de Cultura de Pernambuco, Silvério Pessoa, que retome as discussões para que a gente não permita que este teatro sucumba”, pediu. No mesmo pronunciamento, Borges pediu um minuto de silêncio para lamentar a morte de Pedro Mendes, que ocupou os cargos de vereador e vice-prefeito de Olinda (RMR), além de secretário estadual na gestão de Eduardo Campos.
Garanhuns

GARANHUNS – Izaías Régis condenou postura de servidores da Câmara Municipal. Foto: Roberto Soares
Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis (PSDB) expressou indignação com um episódio ocorrido, na semana passada, no gabinete dele. Segundo o parlamentar, dois funcionários da Câmara Municipal de Garanhuns (Agreste Meridional) teriam causado constrangimentos a assessoras que estavam trabalhando no local. Izaías relatou que foi necessário acionar a Polícia Legislativa para conter a ação dos profissionais, um deles advogado.
Ainda de acordo com o tucano, os servidores da Câmara teriam vindo ao gabinete para entregar uma notificação referente à prestação de contas de 2019, quando Izaías Régis era prefeito de Garanhuns. O documento, segundo Régis, foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por unanimidade. “Tenho orgulho de dizer que tive oito contas aprovadas na gestão do município. Esta agora está sendo rejeitada pela Câmara dos Vereadores porque o atual prefeito quer me deixar inelegível”, acusou.
Infância
O Dia Estadual do Brincar, comemorado em 28 de maio, foi lembrado pela deputada Simone Santana (PSB). A parlamentar ressaltou a importância das brincadeiras para o desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças, e destacou o Projeto de Lei (PL) n° 607/2023, de autoria dela, que visa garantir a criação de espaços destinados à primeira infância nas novas obras de moradia e lazer do Governo do Estado. Simone Santana lembrou, ainda, do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, também celebrado em 28 de maio. A deputada destacou o papel do Estado na diminuição de mortes de grávidas e puérperas por meio de políticas públicas.