A crise do Santa Cruz Futebol Clube será tema de debate na Comissão de Esporte e Lazer da Alepe, com data ainda a ser divulgada. Já o colegiado de Desenvolvimento Econômico definiu dia e local para uma Audiência Pública sobre o Polo de Confecções do Agreste: 4 de maio, na unidade da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) de Caruaru. As decisões foram anunciadas nesta terça (4), em reuniões ordinárias promovidas pelos grupos parlamentares.

FUTEBOL – Por sugestão de Rodrigo Novaes, Comissão de Educação fará debate sobre a crise do Santa Cruz. Foto: Jarbas Araújo
A sugestão de uma audiência sobre a situação do Santa Cruz partiu do deputado Rodrigo Novaes (PSB). O time está na Série D do Campeonato Brasileiro e, diante do mau desempenho no Pernambucano, corre o risco de não ter calendário nacional em 2024. “É uma equipe tradicional e importante para a nossa cultura. Conta com uma grande torcida, gera empregos e movimenta a economia”, ressaltou.
Novaes propôs, ainda, que a Alepe ajude a mediar um diálogo entre a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o Santa Cruz e a Secretaria Executiva de Esportes do Estado, buscando formas de o Poder Público ajudar o clube. A proposta recebeu o apoio dos demais membros da Comissão.

PROPOSTA – “Podemos destinar toda primeira reunião do mês para ouvir as representações esportivas”, defendeu Júnior Tércio. Foto: Jarbas Araújo
Na mesma reunião, o parlamentar do PSB sugeriu reuniões com representantes de federações esportivas e donos de academias de ginástica, buscando conhecer os desafios desses segmentos e formas de ampliar o alcance social deles. Já o deputado Rodrigo Farias (PSB) apresentou a ideia de um prêmio ser concedido pelo colegiado a prefeituras que tenham implementado boas práticas nas áreas de Esporte e Lazer.
Presidente do colegiado, o deputado Pastor Júnior Tércio (PP) acatou as propostas. “Podemos destinar toda primeira reunião do mês para ouvir as representações esportivas”, agregou. Ele ainda informou sobre a participação do grupo parlamentar no encontro das Federações Esportivas de Pernambuco no dia 21 de março.
Por fim, Tércio relatou pedidos de audiência pública, cujas datas ainda serão definidas. Uma delas, solicitada pelo Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, irá debater o Bolsa Atleta. A outra, em conjunto com a Comissão de Saúde da Alepe abordará o passaporte equestre e as atividades esportivas com cavalos.
Emprego e renda

ECONOMIA – “Queremos ouvir as demandas do polo, buscando facilitar o aumento da produtividade e a geração de empregos”, pontuou Mário Ricardo. Foto: Jarbas Araújo
Também nesta terça, a Comissão de Desenvolvimento Econômico anunciou os objetivos do debate sobre o Polo de Confecções do Agreste. “Vamos fazer uma mobilização com as prefeituras da região e o setor produtivo. Queremos ouvir as demandas do polo, buscando facilitar o aumento da produtividade e a geração de empregos nesse importante setor produtivo”, comentou o presidente do colegiado, Mário Ricardo (Republicanos).
Por fim, o colegiado aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 19/2023, do deputado João Paulo Costa (PCdoB), que cria o Banco de Dados e Cadastro para Pessoas com Deficiência no Estado. O objetivo da proposta é facilitar a inclusão desse segmento no mercado de trabalho. Para isso, o projeto prevê um sistema reunindo currículo e dados sobre habilidades, especialidades e disponibilidade desses profissionais.
A matéria recebeu um Substitutivo da Comissão de Justiça com o objetivo de adequá-la aos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O parecer favorável foi apresentado pelo deputado Rodrigo Farias.