
PRIMAVERA – Cordelistas apresentaram seus versos para uma plateia de estudantes e funcionários. Foto: Giovanni Costa
Nesta quarta (21), véspera do início oficial da primavera, a estação das flores foi celebrada com poesia e arte pela Alepe. A Biblioteca da Casa realizou evento aberto para marcar a retomada do Café com Poesia, suspenso por dois anos devido à pandemia de Covid-19. Além de autores e amantes da literatura, a atividade contou com a presença de adolescentes que participam do projeto Alepe Acolhe e de estudantes de escolas públicas da rede estadual.
As irmãs Alana Barbosa, de 16 anos, e Elane, de 15, acompanharam o recital. Elas são estagiárias da segunda turma do Alepe Acolhe, iniciativa que oferece uma vivência inicial no ambiente de trabalho para jovens que estão no Cadastro Nacional de Adoção. Há cerca de dois meses, as jovens acompanham o trabalho do setor de Protocolo Geral da Alepe.
Alana escreveu versos em homenagem ao Café com Poesia: “Primavera / alegria / café / todo dia / pãozinho com manteiga na mesa / combina com poesia”. Já Elane destacou as experiências no Alepe Acolhe. “Já conheci os gabinetes, os departamentos. Não falei poesia, mas assisti a minha irmã falar. Temos que aproveitar, pois não é qualquer um que nos dá essa oportunidade”, disse.

BIBLIOTECA – Sirlênia Araújo registrou satisfação de receber artistas renomados após hiato causado pela pandemia. Foto: Giovanni Costa
Participaram do encontro os poetas cordelistas Júnior Vieira, Cícero Lins, Lúcia Costa Carvalho, Doddó Felix, José Evangelista, Geraldo Valério e Jean Lima, que é presidente da Associação pelo Cordel em Pernambuco (Acordel-PE). O músico Laércio Lins e o coral Vozes de Pernambuco também se apresentaram, assim como a escritora Ana Maria César, que é imortal da Academia Pernambucana de Letras, e funcionários da Casa. Na entrada da Biblioteca, os visitantes foram recebidos com uma exposição de pinturas e fotografias do grupo Tear Digital.
Gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo registrou a satisfação de receber artistas renomados após o hiato causado pela pandemia. “Criamos o projeto há mais de 15 anos e temos feito edições com temas variados. Não queríamos deixar passar mais um ano sem o Café com Poesia. Hoje foi um momento especial”, assinalou.