Tony Gel defende uso de terreno na BR-104 para expandir indústria têxtil

Em 23/02/2022 - 16:02
-A A+
Foto de deputado falando em reunião plenária remota

CARUARU – “Há uma carência grande de terras, uma vez que os lotes do distrito industrial já estão todos ocupados.” Foto: Nando Chiappetta

O deputado Tony Gel (MDB) apresentou uma sugestão alternativa para o uso de um terreno de 60 hectares às margens da rodovia BR-104, em Caruaru (Agreste). Ao discursar na Reunião Plenária desta quarta (23), ele avaliou que a área comprada pelo Estado em 2015 para receber a Feira da Sulanca do município será mais bem aproveitada tornando-se um novo módulo do distrito industrial do Polo de Confecções.

O parlamentar pretende formalizar a proposta em indicação ao Poder Executivo. Ele avalia que o terreno, situado próximo ao Polo Comercial de Caruaru e ao Hospital Mestre Vitalino, poderia contribuir para o desenvolvimento do setor têxtil, por meio da atração de novas empresas. A área, inclusive, estaria sem uso desde a desapropriação.

“Hoje há uma carência grande de terras, uma vez que os lotes do atual distrito industrial já estão todos ocupados”, comentou. O emedebista destacou também que obras estruturadoras para oferta de água na cidade, como as adutoras do Agreste e de Serro Azul, poderão aumentar, ainda mais, a procura por espaços.

Tony Gel criticou o fato de que a área, adquirida com contrapartida da Prefeitura de Caruaru, tenha permanecido sem utilidade durante os últimos sete anos. “Nada foi feito, e a atual gestão municipal não demonstrou interesse algum em executar a transferência da Sulanca”, disse. “Como já não há mais espaço para a instalação de indústrias, proponho um novo direcionamento do terreno.”

O deputado José Queiroz (PDT), que presidia a Reunião Plenária no momento do discurso e era prefeito da cidade à época em que as terras foram desapropriadas, comentou a sugestão do colega. “É muito triste ver feirantes da Sulanca comercializando no meio da rua ou em área particular. Ainda podemos achar uma solução para isso”, acredita o parlamentar, que propôs um encontro entre eles a fim de debater encaminhamentos.