
ANÚNCIO – Projeto criará condições especiais para a educação dessa população. Foto: Roberto Soares
Ações do Governo de Pernambuco direcionadas às comunidades quilombolas ganharam destaque no discurso do deputado Isaltino Nascimento (PSB), na Reunião Plenária desta quarta (24). O líder do Governo anunciou o compromisso do Executivo em construir quatro novas escolas em territórios quilombolas e produzir um projeto de lei que cria condições especiais para a educação dessa população.
De acordo com o parlamentar, as iniciativas foram concebidas em reunião conjunta, nessa terça (23), com organizações que atuam em defesa do segmento. “Uma das conquistas anunciadas foi a elaboração de uma proposta para equiparar a educação quilombola à indígena. O funcionamento de escolas em territórios indígenas tem regras especiais para atender às especificidades do grupo, como contratação por tempo determinado e definição de profissionais aptos”, explicou.
Nascimento informou que as novas unidades de ensino serão construídas em territórios quilombolas nos municípios de Betânia, Mirandiba e Orocó, no Sertão, e Bom Conselho, no Agreste. A viabilidade de outras dez escolas será analisada pela Secretaria Estadual de Educação, que se comprometeu, ainda, a criar uma Gerência Regional para Educação Escolar Quilombola.
“Foi um dia histórico que reuniu mais de 400 pessoas ligadas às comunidades quilombolas, do qual tive o privilégio de participar”, relatou o socialista. “É mais um passo que demonstra o compromisso e a responsabilidade do governador Paulo Câmara com a nossa população”, concluiu.
COMO CHEGAR