Laura Gomes defende reparação histórica para Dandara dos Palmares

Em 24/11/2021 - 14:11
-A A+

LÍDER – “Contribuições dela foram apagadas por racismo e machismo.” Foto: Nando Chiappetta

Em discurso no Pequeno Expediente desta quarta (24), a deputada Laura Gomes (PSB) defendeu uma reparação histórica para Dandara dos Palmares, uma das lideranças do maior quilombo estabelecido no Brasil. Na avaliação da parlamentar, as contribuições de Dandara na luta abolicionista “foram apagadas pelo racismo e pelo machismo de nossa sociedade”.

Nesse sentido, a socialista anunciou que apresentará um projeto de lei para incluir ações de homenagem à líder abolicionista na Semana Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro-Pernambucana. O período, celebrado de 12 a 18 de setembro, faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco. “É importante que a gente reconheça o papel dessa mulher – e de tantas outras apagadas pela história –  na transformação social”, argumentou.

Outros temas

Laura Gomes ainda aproveitou o pronunciamento para exaltar ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com destaque para o projeto de lei que regulamenta o pagamento de advogados dativos para atuar em localidades sem Defensoria Pública. Ela também comentou a expansão das escolas integrais na gestão do PSB: “Em 2007, Pernambuco contava com oito unidades desse modelo, e vamos terminar 2022 com 540”, comemorou. “É uma política com potencial transformador.”

Por fim, a parlamentar elogiou a ação Carro da Vacina, promovida pela Prefeitura do Recife para ampliar os índices de imunização contra a Covid-19 nos bairros da Capital.