
PARCERIA – “A Alepe se dispõe a contribuir para a continuidade desse trabalho essencial para os pernambucanos”, registrou o presidente Eriberto Medeiros. Foto: Roberta Guimarães
Um grupo de parlamentares da Alepe visitou, nesta terça (26), o novo complexo de saúde da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Com inauguração prevista para o próximo dia 9 de novembro, a estrutura contará com 30 consultórios, 16 salas de cirurgia oftalmológica e um centro de reabilitação para pessoas com deficiência.
“Para oferecer serviços de saúde gratuitos à população, a entidade precisa de muitos parceiros. A Assembleia se coloca como mais um a contribuir para a continuidade desse trabalho essencial para os pernambucanos”, registrou o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP).
Os deputados Dulci Amorim (PT), Henrique Queiroz Filho (PL) e João Paulo (PCdoB) também foram conferir as futuras instalações. “A FAV desenvolve uma atividade que extrapola as fronteiras do Estado e atende quem mais precisa”, disse o comunista. “Tenho muita gratidão por essa instituição que sempre acolheu bem o povo sertanejo”, acrescentou Dulci Amorim. “É um orgulho para os pernambucanos”, complementou Queiroz Filho.
De acordo com o presidente da Fundação, Marcelo Ventura, o espaço será capaz de atender 70 mil pacientes e realizar 4 mil cirurgias todos os meses. Os trabalhos, assim como as obras da nova unidade, são financiados com recursos da União, Estado e municípios, além de doações privadas. Verbas de emendas parlamentares também contribuem com as atividades.

INSTALAÇÕES – De acordo com o presidente da FAV, Marcelo Ventura, o complexo será capaz de atender 70 mil pacientes e realizar 4 mil cirurgias por mês. Foto: Roberta Guimarães
“A FAV possui, hoje, o maior serviço público em oftalmologia do Brasil e é um patrimônio do povo pernambucano. Tudo isso só é possível graças à mobilização de governos, parlamentares e sociedade civil”, pontuou. Segundo Ventura, mais investimentos são necessários para equipar totalmente o complexo, que substituirá a atual sede, no bairro da Boa Vista.
Sobre a Fundação
Criada em outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência nas áreas de saúde ocular e reabilitação de pessoas com deficiência auditiva, física e intelectual. Atualmente, funciona em imóveis alugados e atende, em média, 40 mil pacientes por mês.