Vacina: Comissão de Saúde promoverá reunião sobre cronograma estadual

Em 16/06/2021 - 18:06
-A A+

DIFICULDADE – “Segunda dose não é de reforço, mas necessária para completar o processo de imunização”, acentuou Isaltino Nascimento. Foto: Jarbas Araújo

A Comissão de Saúde da Alepe convidará o secretário estadual da pasta, André Longo, para uma reunião sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. A sugestão foi feita pelo líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), nesta quarta (16). Os integrantes do colegiado também reforçaram a importância de que os contemplados na primeira etapa da campanha concluam o processo de imunização tomando a segunda dose. 

Nascimento propôs que o encontro tenha como foco as metas para a vacinação no Estado. Ele alertou que parte das pessoas ainda não voltou para tomar a segunda dose. “Isto é muito preocupante, principalmente em se tratando de pessoas idosas ou com comorbidades. Precisamos contribuir para que compreendam que a segunda dose não é de reforço, mas necessária para completar o processo de imunização”, acentuou.

A presidente do colegiado, deputada Roberta Arraes (PP), disse que tem feito esse mesmo apelo em diversos pronunciamentos. Ela recomendou que o convite para a audiência seja direcionado à superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo. A data da reunião ainda será definida.

SERTÃO – Roberta Arraes destacou dez novos leitos de UTI em Salgueiro. Foto: Jarbas Araújo

Além disso, a parlamentar destacou a abertura de dez novos leitos de UTI (sete neonatais e três pediátricos) para atender pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Hospital Regional Inácio de Sá, no município de Salgueiro (Sertão Central). “A gente fica feliz com os grandes investimentos que o Governo Estadual está fazendo em nossa região. Agradeço o empenho do governador Paulo Câmara e do secretário André Longo”, registrou Arraes.

O deputado Antonio Fernando (PSC) também elogiou a abertura dos leitos de UTI, mas pontuou a importância de medidas preventivas, como uso de máscaras, até que, pelo menos, 70% da população esteja imunizada. “Parece que, depois da vacina, as pessoas estão deixando de usar máscara. Desse jeito, a transmissão vai continuar e os leitos nunca serão suficientes”, advertiu o parlamentar, que defendeu, ainda, uma maior fiscalização sobre esse tipo de conduta. 

A Comissão de Saúde distribuiu, ainda, 12 projetos de lei (PLs) para relatoria. Um deles obriga as operadoras de planos de saúde a autorizar imediatamente exames laboratoriais ou de imagem necessários para o diagnóstico e tratamento da Covid-19. Antonio Fernando foi designado para dar o parecer do colegiado à proposição, de autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PL).

Luto

PREVENÇÃO – Antonio Fernando pontuou a importância de medidas como uso de máscaras, até que, pelo menos, 70% da população esteja vacinada. Foto: Jarbas Araújo

Durante a reunião, Roberta Arraes lamentou a morte por Covid-19 do professor Aluísio Miguel de Oliveira, diretor da Escola Professora Antonia Marinho Apolinário, em Trindade (Sertão do Araripe). “Foi um grande educador e deixou um legado na região. São notícias ruins que a gente dá todos os dias. Mas precisamos enfrentar tudo isso de cabeça erguida”, declarou.

Isaltino Nascimento, por sua vez, registrou a morte, nesta quarta, do prefeito de Lajedo (Agreste Meridional), Adelmo Duarte, 70 anos. O socialista lembrou que o político foi deputado estadual por duas legislaturas. “Saúdo todos correligionários, familiares e amigos e reitero as condolências ao nosso ex-companheiro da Alepe”, manifestou-se.