Professor Paulo Dutra defende pluralidade nas escolas

Em 27/05/2021 - 14:05
-A A+

CRÍTICA – Deputado classificou como “truculenta” a ação promovida por Clarissa Tércio na Escola Professor Nelson Chaves, em Camaragibe. Foto: Evane Manço

Visitas de parlamentares para criticar atividades pedagógicas em escolas mereceram críticas do deputado Professor Paulo Dutra (PSB). No Pequeno Expediente da Reunião Plenária desta quinta (27), ele classificou como “truculenta” a ação promovida pela deputada Clarissa Tércio (PSC) na Escola Professor Nelson Chaves, em Camaragibe (Região Metropolitana do Recife), na semana passada.

“Essas instituições são espaços pedagógicos de construção do conhecimento e precisam ter seu caráter plural respeitado. Constranger profissionais da educação é inaceitável”, opinou o socialista. Para o parlamentar, atos do tipo mostram que “a ‘maré de ódio’ alimentada pelo presidente Jair Bolsonaro chegou às escolas”. “O Governo Federal faz muito esforço na guerra ideológica, mas faltam recursos para a guerra ao vírus”, pontuou.

O socialista contrastou esse tipo de atitude com um momento de diálogo com estudantes da Escola de Referência Pompéia Campos, no bairro da Macaxeira (Zona Norte do Recife), no último dia 21. “Foi revigorante ver jovens que demonstram postura de liderança e têm consciência de que o direito de uma pessoa termina quando começa o de outra”, frisou, enaltecendo a gestão da unidade de ensino.

Para Paulo Dutra, ouvir os alunos “faz quem trabalha com educação se encher de esperança num futuro em que o respeito norteará todas as relações humanas”.  “O cenário que eles trazem é bem melhor do que o que vemos na atualidade, com o chefe maior da nação atuando sob uma capa de desdém pelas pessoas, levando seus seguidores ao extremismo, à agressão e à falta de empatia.”