
CONTRIBUIÇÃO – Na avaliação do petista, demora na discussão compromete trabalho do Poder Legislativo: “Não podemos nos furtar de debater”. Foto: Jarbas Araújo
O deputado Doriel Barros (PT) pediu, nesta quinta (8), às Comissões da Alepe que pautem para votação todos os projetos de lei (PLs) relativos à saúde pública e ao enfrentamento à pandemia de Covid-19 apresentados por parlamentares. Em discurso no Grande Expediente da Reunião Plenária, o petista lamentou a demora na análise do PL nº 1787/2021, que estabelece condutas de transparência para o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, bem como das propostas que garantem prioridade de imunização a determinados segmentos.
“Neste momento grave de pandemia, a instituição precisa se debruçar sobre tais matérias e dar sua contribuição com as políticas públicas na área de saúde”, afirmou. Na avaliação do deputado, a demora para discutir essas proposições compromete o trabalho do Poder Legislativo Estadual. “Esta Casa não pode se furtar de participar desse debate”, acrescentou.
Em apartes, Teresa Leitão (PT), João Paulo (PCdoB) e Antonio Fernando (PSC) manifestaram apoio ao pleito. “Construído pela bancada do PT, o PL 1787 pode trazer mais eficiência ao programa de imunização do nosso Estado”, disse Teresa. “A Casa pode contribuir muito com os debates e decisões”, avaliou o comunista. “Vamos pedir a mobilização dos presidentes dos colegiados”, sugeriu Fernando.
Chapéu de Palha
No mesmo pronunciamento, Doriel Barros voltou a solicitar ao Governo do Estado que atualize o cadastro do Programa Chapéu de Palha, incluindo cerca de dois mil trabalhadores na lista de beneficiários. Segundo o parlamentar, o Poder Executivo renovou automaticamente, no ano passado, o cadastro de 2020 em razão das dificuldades impostas pela pandemia. No entanto, há trabalhadores que fazem jus ao auxílio financeiro pago no período da entressafra da cana-de-açúcar.