
DEMANDA – “Faria jus à homenagem ao fundador do Manguebeat e reforçaria o bairro de Rio Doce como um dos celeiros culturais olindenses.” Foto: Jarbas Araújo
O anúncio de que o Governo de Pernambuco vai instalar uma Escola Técnica Estadual (ETE) no bairro de Rio Doce, em Olinda (Região Metropolitana do Recife), foi comemorado pela deputada Teresa Leitão (PT) na Reunião Plenária desta quinta (5). A unidade de ensino receberá o nome do cantor Chico Science, que cresceu naquela localidade. Além desta, outras três novas instituições do tipo – sendo duas no Recife e uma em Caruaru – foram prometidas pelo Poder Executivo.
A parlamentar pediu que a escola técnica de Olinda ofereça, também, formações nas áreas de artes e produção cultural. “Poderíamos ter cursos de teatro e artes visuais, como os que serão ofertados pela ETE Professor Alfredo Freyre, na Capital, por exemplo”, sugeriu. “Não só faria jus à homenagem ao fundador do Manguebeat, mas também reforçaria o bairro de Rio Doce como um dos celeiros culturais olindenses.”
Teresa Leitão também quer mais diálogo com a comunidade escolar local durante o processo de implantação da ETE Chico Science. “Essa unidade deverá trabalhar de maneira muito articulada com outras escolas do bairro, como a Compositor Antônio Maria (Ecam), que foi justamente onde o músico estudou. Lá, temos exemplos de gestão que devem ser adotados, baseados nos princípios da cultura de paz e da justiça restaurativa”, ressaltou a petista.
Ela ainda defendeu que o encerramento da oferta de Ensino Médio na Ecam, planejado pela Secretaria Estadual de Educação, seja feito de maneira gradual e em diálogo com a população do bairro.