Comissão de Finanças recebe sugestões de emendas para setor de ciência e tecnologia

Em 21/10/2020 - 20:10
-A A+

AÇÕES – Secretário estadual Lucas Ramos apresentou aos parlamentares propostas para áreas de educação científica e formação tecnológica. Foto: Evane Manço

Os projetos de ciência, tecnologia e inovação do Governo do Estado selecionados para receber aportes de emendas parlamentares na Lei Orçamentária de 2021 foram apresentados à Comissão de Finanças, na reunião desta quarta (21). A exposição foi feita pelo secretário da pasta, deputado licenciado Lucas Ramos, e incluiu iniciativas de educação científica e formação tecnológica, além de setores da gestão estadual que estão sob a coordenação da secretaria, como a comunicação pública e os hospitais universitários pernambucanos.

“Esses programas podem garantir a excelência dos setores atualmente existentes e contribuir para criar novos ambientes de inovação. A pandemia mostrou como a falta de acesso à tecnologia provoca injustiça social, e isso é algo que queremos combater com esses projetos”, considerou Ramos. “Cabe aos deputados estabelecer quais deles devem ser priorizados por meio das emendas, levando em consideração as demandas das áreas em que os legisladores atuam”, pontuou. 

As principais ações apresentadas dizem respeito ao Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e se referem à requalificação da estrutura física e aquisição de equipamentos para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), assim como para o Pronto Socorro Cardiológico Universitário (Procape), ambos localizados no Recife. 

Também foi pedido apoio a iniciativas de formação de recursos humanos para as áreas de inovação e empreendedorismo, com foco na inclusão digital, e para a requalificação do Museu Espaço Ciência e dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) – instituições que oferecem formação técnica em todo o Estado, nos segmentos de confecção, informática e agropecuária. 

Outro destaque da exposição foram as propostas de projetos para a TV Pernambuco (TVPE) e a Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC). Além de ações para dar mais infraestrutura à produção de conteúdos jornalísticos pela comunicação pública estadual, Lucas Ramos comentou a possibilidade de deputados contribuírem, com suas emendas, para a compra de retransmissores, a fim de que o sinal da TVPE alcance novas localidades no Estado. 

“Nós já temos o sinal digital da TV Pernambuco na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru (Agreste) e em Petrolina (Sertão). Com a expansão, poderemos chegar a outros locais, valorizando a integração do Estado e o potencial de cada região de desenvolvimento”, observou o secretário.

Durante a reunião, os deputados Tony Gel (MDB) e José Queiroz (PDT) questionaram o gestor sobre a possibilidade de construção de uma nova sede e expansão das atividades da UPE em Caruaru. Lucas Ramos esclareceu que a Secretaria não tem como fazer essa ampliação porque ela exigiria também o aumento de gastos com pessoal, a partir da contratação de novos professores e outros profissionais para dar suporte aos trabalhos. “O crescimento desse tipo de despesa está vedado até o fim do ano que vem pela legislação federal de enfrentamento ao coronavírus”, justificou. 

ARTICULAÇÃO – Aluísio Lessa defendeu, ainda, conversa com outros setores. “Os Centros Vocacionais Tecnológicos poderiam receber computadores e outros itens apreendidos pela Secretaria da Fazenda e Receita Federal.” Foto: Evane Manço

Por fim, o presidente da Comissão de Finanças, Aluísio Lessa (PSB), e o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), sugeriram a busca de novas formas de angariar recursos para a ciência e tecnologia em Pernambuco, por meio de articulação com a iniciativa privada, municípios e outras organizações públicas. “Os Centros Vocacionais Tecnológicos poderiam receber computadores e outros itens apreendidos pela Secretaria da Fazenda e pela Receita Federal”, exemplificou Lessa.