
DADOS – “Graças a um modelo de país que cria bilionários e miseráveis ao mesmo tempo, crescimento da insegurança alimentar é visível.” Foto: Jarbas Araújo
Após ser quase erradicada nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a fome voltou a aumentar no Brasil. Foi o que declarou o deputado João Paulo (PCdoB), na Reunião Plenária desta quinta (24). “Graças a um modelo de país que cria bilionários e miseráveis ao mesmo tempo, o crescimento da insegurança alimentar é visível”, pontuou.
O parlamentar citou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no último dia 17. “O estudo atesta que, entre 2017 e 2018, mais de dois milhões de brasileiros ficaram sem acesso regular a comida. Hoje, o número de pessoas que passam fome já supera os 10 milhões”, alertou.
O comunista acredita que as políticas de ajuste fiscal e o desmonte dos mecanismos de proteção social, ocorridos nos últimos anos, contribuíram para agravar o quadro. Para ele, com o advento da pandemia, o cenário tende a piorar. “A situação é mais grave no Nordeste, onde se encontram 4,3 milhões, ou 41,5%, do total de famintos do Brasil”, lamentou. “Ainda por cima, na nossa região, a restrição de acesso à alimentação atinge quase metade das crianças.”
João Paulo criticou a falta de projetos do Governo Federal para melhorar a situação. “O que vemos é uma política de desmontes. Já no primeiro ano de gestão, Jair Bolsonaro extinguiu o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele tem feito o possível para agravar o quadro herdado de Temer, com uma cartilha ultraliberal que já levou o País a um contingente de 30 milhões de desempregados”, enfatizou.
O parlamentar defende, para o Brasil, mais investimentos e uma política de fortalecimento de empregos e da agricultura familiar. “Este governo não tem um mínimo de empatia com a dor do povo. Caso as políticas sociais e o apoio à agricultura familiar não sejam retomados, a perspectiva é negativa.”
Em apartes, os deputados José Queiroz (PDT), Doriel Barros (PT) e Tony Gel (MDB) endossaram as palavras do colega. “Discurso mais do que necessário”, frisou o pedetista. “A incompetência do Governo Federal pode ser observada em várias áreas, e o aumento da fome é um reflexo disso”, reforçou o petista. “O Brasil não poderia voltar a essa vergonhosa estatística”, completou o emedebista.