
PANDEMIA – Parlamentar defendeu que Governo Estadual e prefeituras assumam responsabilidade por protocolos de segurança para clientes e feirantes. Foto: Nando Chiappetta
O deputado Tony Gel (MDB) solicitou ao Governo do Estado que autorize a reabertura das feiras do Polo de Confecções do Agreste, suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Em discurso no Pequeno Expediente desta quinta (6), o parlamentar defendeu que a gestão estadual compartilhe com as prefeituras de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe a responsabilidade por instituir protocolos que garantam mais segurança a clientes e feirantes.
“É melhor que as feiras funcionem de maneira organizada, com protocolos seguros, do que seguir como estão, com pessoas realizando informalmente as atividades nas ruas e rodovias próximas porque precisam levar comida para casa”, alegou. O emedebista explicou que a intenção dele não é contestar as autoridades sanitárias ou a ciência, mas seria preciso “responder à realidade da retomada informal do comércio”. “Funcionando do jeito como está, sem protocolos ou fiscalização, é possível que o contágio seja maior”, acredita.
“Na minha opinião, o Governo do Estado e as autoridades sanitárias estão cometendo um equívoco. Obviamente, o intuito das medidas é diminuir o contágio, mas, na boa intenção de preservar vidas, o efeito pode estar sendo o contrário”, acrescentou. Para ele, não é correto que “profissionais trabalhando informalmente para sustento da família” tenham que ficar fugindo da fiscalização.
Os deputados José Queiroz (PDT) e João Paulo (PCdoB) também comentaram o assunto, que foi tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico em julho. “Conversei com o governador nesta semana e disse que não dá mais para esperar para reabrir as feiras. Tenho a impressão de que ele vai autorizar a reabertura no dia 10 de agosto”, anunciou Queiroz. O comunista, por sua vez, foi contrário à ideia. “Acho que a volta do comércio só pode ser feita quando houver segurança para os trabalhadores”, posicionou-se.