Teresa Leitão manifesta apoio à greve dos petroleiros

Em 10/02/2020 - 16:02
-A A+

PARALISAÇÃO – “Apoiamos o movimento, que vem sofrendo pressões dos tribunais do trabalho.” Foto: Roberto Soares

A paralisação nacional dos petroleiros, que atinge 13 Estados do País, motivou pronunciamento da deputada Teresa Leitão (PT), na Reunião Plenária desta segunda (10). De acordo com ela, a categoria protesta contra as mais de mil demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná e o descumprimento do acordo coletivo de trabalho. “Os trabalhadores também denunciam os prejuízos das privatizações em curso no Governo Jair Bolsonaro e a importância de defender a soberania nacional”, destacou a parlamentar.

Segundo a petista, o movimento conta com o apoio de todas as centrais sindicais e deve durar até que a administração pública pare com as retaliações e comece a negociar com a categoria. “Sabemos o significado da Petrobras para o desenvolvimento de outras cadeias produtivas e o quanto a energia é estratégica para qualquer lugar do planeta. A empresa é um patrimônio do Brasil e foi responsável por ensejar algumas lutas da sociedade, como a campanha ‘O Petróleo é Nosso’ e a descoberta do Pré-Sal”, pontuou Teresa.

A deputada informou ter visitado, junto com outros parlamentares, o acampamento organizado pelos petroleiros na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Ela ainda apontou que a greve tem adesão de cerca de 14 mil funcionários. “Apoiamos o movimento, que vem sofrendo pressões dos Tribunais do Trabalho. Entregar nosso petróleo aos estrangeiros é uma falta de respeito ao patrimônio nacional”, ressaltou.