
ANIVERSÁRIO – Por solicitação da deputada Teresa Leitão, Poder Legislativo comemorou 50 anos da instituição que funciona no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife. Foto:
Fundado em 10 de julho de 1969 pelas Religiosas da Instrução Cristã, o Centro Social Dom João Costa foi homenageado, nesta terça (26), na Assembleia. Por solicitação da deputada Teresa Leitão (PT), o Legislativo promoveu Reunião Solene para comemorar o cinquentenário da entidade que funciona no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife.
O Centro Social Dom João Costa é uma associação civil de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social. Além da unidade do Alto José do Pinho, mantém um espaço na Torre, desde 2009. A instituição desenvolve ações preventivas que impactam a vida de crianças, jovens, adultos e idosos.
A entidade realiza parcerias com empresas, colaboradores e mantenedores que, de diversas formas, ajudam na promoção de atividades musicais, esportivas, teatrais, além de dança, inclusão digital, reforço escolar e leitura. Cerca de 1.200 pessoas frequentam a biblioteca, o telecentro e a quadra de esportes, e recebem atendimento médico e jurídico. No próximo ano, o centro deverá reformar as instalações, ampliando o contingente da população assistida.
“O Poder Legislativo destaca o meritório trabalho realizado pelas Religiosas da Instrução Cristã em nossa Capital”, frisou o deputado Sivaldo Albino (PSB), que presidiu a cerimônia. Segundo Teresa Leitão, nas dependências do Centro Social Dom João Costa, leva-se o ditado que diz: “é preciso ensinar a pescar, em vez de dar o peixe”: “Quando doamos energia e empenho em uma obra para o bem comum, o retorno sempre vem em dobro. Diante do papel desempenhado pela instituição, faz-se justo e importante celebrar os 50 anos de história e conquistas”.
A irmã Luíza Cordeiro, que responde pela direção da entidade, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ela destacou que a instituição recebe o reconhecimento público de uma obra de meio século. “Este momento também possibilita a divulgação do nosso trabalho, que beneficia tantas pessoas”, salientou. O músico Cannibal, vocalista da banda Devotos, do Alto José do Pinho, participou da cerimônia. A orquestra do Centro Social Dom João Costa fez apresentações durante a solenidade.