
HOMENAGEM – “Ele ensinou a cada um de nós, até os últimos dias, como exercer um papel dentro do Legislativo.” Foto: Roberto Soares
Ex-colega de Carlos Gueiros na Câmara Municipal do Recife, o deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) ocupou a tribuna da Alepe, nesta terça (26), para reverenciar o vereador, falecido no último domingo (24). No pronunciamento, feito na Reunião Plenária, ele destacou o conhecimento e a vocação do decano da Casa de José Mariano. Os deputados Alberto Feitosa (SD), Wanderson Florêncio (PSC) e Francismar Pontes (PSB) também prestaram homenagem em apartes.
Carlos Gueiros, que era do PSB, exercia seu sétimo mandato consecutivo como vereador do Recife, tendo sido eleito pela primeira vez em 1992. Na atual legislatura, era o primeiro vice-presidente da Casa. O parlamentar estava internado em São Paulo e morreu, aos 78 anos, por complicações cardíacas resultantes da insuficiência da válvula mitral.
No discurso, Marco Aurélio relatou ter encontrado Gueiros há um mês. Mais recentemente, combinou com a família dele de visitá-lo em São Paulo na segunda, o que acabou não sendo possível. O líder da Oposição afirmou que tinha pelo vereador, com quem se aconselhava frequentemente no Legislativo municipal, “grande amizade e admiração”.
“Ele era um desses parlamentares que colocava a instituição acima de tudo. Um homem bem-sucedido, que estava na política por vocação”, disse, lembrando do conhecimento profundo de Gueiros sobre o Regimento da Câmara. “Foi um grande vereador e um grande professor. Ensinou a cada um de nós, até os últimos dias, como exercer um papel dentro do Legislativo”, agregou.
Feitosa, por sua vez, disse que guarda de Carlos Gueiros exemplos de integridade, equilíbrio e posições firmes. “Ele não precisava exercer qualquer cargo legislativo, o fazia por prazer e devoção. Deixo os meus votos de imenso pesar para todos os seus familiares e amigos”, expressou.
Já Francismar Pontes falou do convívio que teve com Gueiros durante os quatro mandatos que exerceu na Câmara do Recife. “Ele tinha um conhecimento muito grande nas áreas de administração e de economia e, por isso, foi presidente da Comissão de Finanças durante muito tempo. A Câmara e o povo do Recife vão sentir falta da sua atuação como vereador nessa cidade”, afirmou.
Wanderson Florêncio também ressaltou que, quando vereador, buscou se aproximar e receber conselhos de Carlos Gueiros. “O Recife perde um apaixonado por esta cidade e o Legislativo municipal perde um baluarte. Carlos Gueiros, todos os dias, fez questão de elevar o nível da Câmara o mais alto possível. Ele entrou para a história”, concluiu.