
RECONHECIMENTO – Comendas foram entregues a seis personalidades que se destacaram nos méritos Administrativo, Educacional, Mulheres de Tejucupapo, Sanitário, Cultural e Esportivo. Foto: Jarbas Araújo
A Assembleia Legislativa concedeu, em Reunião Solene nesta segunda (25), a Medalha Leão do Norte Classe Ouro a seis personalidades que se destacaram no Estado em 2019, em diferentes segmentos. Os agraciados foram os professores Wilson Sotero Dália da Silva e Abdalaziz de Moura; a vice-governadora do Estado, Luciana Santos; o médico Aderson da Silva Araújo; a artista plástica Tereza Costa Rêgo; e a jogadora de futebol Bárbara Micheline do Monte Barbosa.
Na abertura da solenidade, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), disse que, ao contemplar uma série de méritos e patronos com a Medalha Leão do Norte, a Alepe não apenas promove o resgate e enaltece o legado de grandes pernambucanos, como também reafirma a fé na pluralidade e na riqueza do comportamento e da alma do ser humano. “Reconhecer em nossos homenageados o empenho e a dedicação com que realizam suas atividades profissionais, assim como as contribuições que deram ao Estado, é uma nobre e legítima forma de representarmos a sociedade pernambucana. Desejamos que eles mantenham o mesmo ímpeto em seus respectivos campos de atuação, pelos quais estão sendo hoje reconhecidos”, salientou Medeiros em discurso.
A deputada Priscila Krause (DEM) propôs a medalha no Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire a Wilson Sotero Dália. O professor universitário tem mais de 20 anos de experiência na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE). Com mestrado em Engenharia Mecânica e especialização em Gestão Empresarial, ele também é assessor de Relações Institucionais da Poli. Já desempenhou as missões de gerente do Núcleo de Estudos Avançados para Desenvolvimento Industrial e foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Mecânica Industrial da escola.

HONRA – Vice-governadora Luciana Santos discursou em nome de todos os homenageados: “É uma forma de reafirmarmos nossa condição de povo heróico, marcado pelas lutas libertárias”. Foto: Jarbas Araújo
A medalha no Mérito Educacional Paulo Freire foi para o professor Abdalaziz de Moura, a partir de iniciativa do deputado Isaltino Nascimento (PSB). Mais conhecido como Moura, o homenageado é o criador da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Peads) para as escolas públicas do campo. Educador, filósofo e pensador, ele trabalhou na coordenação do Movimento de Evangelização Encontro de Irmãos, fundado pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. Ainda coordenou o Projeto de Organização Comunitária da Diocese de Petrolina e o Centro de Capacitação e Acompanhamento aos Projetos Alternativos da Seca, além de ter fundado o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), que contribui para o desenvolvimento do Semiárido.
Por iniciativa da deputada Roberta Arraes (PSB), a comenda no Mérito Mulheres de Tejucupapo foi entregue à vice-governadora do Estado, Luciana Santos. Formada em Engenharia Elétrica e militante política desde a época de estudante, ela é filiada ao PCdoB desde 1987 e atual presidente nacional da legenda. Na sua trajetória, atuou na União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo sido vice-presidente da entidade. Em 1992, candidatou-se a vereadora em Olinda e, em 1994, concorreu a uma vaga de deputada estadual, ficando na suplência. Assumiu o mandato em 1996 e foi reeleita em 1998.
Em 2000, Luciana foi eleita prefeita de Olinda, sendo a primeira mulher prefeita daquela cidade. Foi reeleita em 2004, além de ter sido secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e deputada federal, até assumir a vice-governadoria do Estado, a partir de 2019. Ela discursou em nome de todos os homenageados, ressaltando ser uma honra receber a Medalha Leão do Norte ao lado de personalidades que ajudam a construir um Pernambuco melhor para a população. “Neste momento tão complexo, essa honraria é uma forma de reafirmarmos nossa condição de povo heróico, marcado pelas lutas libertárias”, frisou.
A comenda no Mérito Sanitário Josué de Castro, outorgada ao médico Aderson da Silva Araújo, foi proposta pelo deputado William Brigido (REP). Com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), ele é médico da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), exercendo o cargo de coordenador do Grupo de Pesquisas em Anemias e Sobrecarga de Ferro da instituição. Araújo já exerceu os cargos de secretário de Saúde do Estado, diretor-presidente do Hemope e preceptor do Programa de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia. Também é detentor dos prêmios Melhor Trabalho Científico, da Facepe, de 2010, 2003 e 1996, e da Medalha Comemorativa dos 350 anos da Restauração Pernambucana, conferida pelo Governo de Pernambuco em 2005.
O deputado João Paulo (PCdoB) ofereceu a honraria no Mérito Cultural Gilberto Freire à artista plástica Tereza Costa Rêgo, representada na cerimônia pela neta, Joana Rozowykwiat. A homenageada começou a pintar ainda criança, ingressando na Escola de Belas Artes com apenas 15 anos. Em 1962, realizou a primeira grande exposição e já foi contemplada com três prêmios do Museu do Estado e outro da Sociedade de Arte Moderna. A obra de Tereza é marcada por abordagens de festas populares, partindo das casas e ruas de Olinda. Em algumas séries, suas telas avançam sobre paisagens do Recife. Essas imagens foram levadas a São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Paris, Havana e outras cidades do mundo. Pintora do social, dos fatos políticos e da mulher, a artista fez da sua arte um instrumento de valorização do Estado.

FUTURO – “Pernambuco se orgulha de seus legados, que irão perpetuar por muitas vindouras gerações”, disse Simone Santana, que falou em nome dos deputados. Foto: Jarbas Araújo
A deputada Simone Santana (PSB) propôs a medalha no Mérito Esportivo Carlos Alberto Oliveira para a goleira Bárbara Micheline, que foi representada pela mãe, Maria do Carmo do Monte Barbosa. Ao discursar em nome dos deputados, a parlamentar assinalou que, em suas áreas de atuação, as personalidades agraciadas na edição 2019 da Medalha Leão do Norte Classe Ouro são orgulho de nossa terra e, sem exceção, enobrecem Pernambuco com seu trabalho. “Seja ao inovar na sala de aula ou ao salvar vidas por meio da medicina; em campo, defendendo nossa Seleção Brasileira ou fazendo história na política; seja tornando o mundo mais belo com sua arte ou a enriquecer nosso campo de ensino e com uma vasta produção acadêmica, Pernambuco se orgulha de seus legados, que irão perpetuar por muitas vindouras gerações”, expôs Simone.
Nascida no Recife, a goleira Bárbara, 31 anos, é um dos maiores destaques do esporte local. A jogadora, que hoje está no Kinderman, clube de Santa Catarina, alcançou destaque internacional ao defender a Seleção Brasileira nos três últimos Jogos Olímpicos e já participou de quatro copas. Lançada profissionalmente pelo Sport, desde 2005 representa a Seleção, tendo conquistado medalha de prata na Olimpíada de Pequim, em 2008. Nos Jogos Pan-Americanos, ganhou ouro no Rio de Janeiro, em 2007; e em Toronto, em 2015. Ainda é detentora de duas medalhas de prata: uma do Pan de Guadalajara, em 2011; e outra da Copa do Mundo da China.