
AÇÃO – Durante toda a manhã, foram oferecidos, gratuitamente, serviços como teste de glicemia e orientação nutricional. Foto: Roberta Guimarães
A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça (19), a campanha Alerta Diabetes, para detectar a doença e orientar a população. Durante toda a manhã, foram oferecidos, gratuitamente, serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, análise de fundo de olho e orientação nutricional. A ação foi promovida pela Casa em parceria com o Instituto Brasileiro de Diabetes.
Causado pela má absorção de insulina, o diabetes pode prejudicar o funcionamento de artérias, olhos, rins, nervos e coração. Mas as complicações podem ser evitadas com orientação e medidas simples, garante a diretora do Departamento de Coordenação e Assistência Médica da Alepe e presidente regional da Sociedade Brasileira de Diabetes, a endocrinologista Geísa Macedo. “É uma doença prevenível. Você pode evitá-la ou, se tiver um diagnóstico rápido, fazê-la regredir”, disse.
Para isso, prosseguiu, é preciso fazer o controle alimentar, praticar exercícios físicos regularmente e controlar tanto a pressão arterial como a quantidade de gordura no sangue. “Isso tudo é básico. Não é só tomar o remédio e achar que está tudo ok”, complementou a médica.
Assessora da Superintendência de Patrimônio Histórico da Assembleia, a servidora Ieda Pires aproveitou a campanha para conferir a glicose. “Está tudo certo. Foi muito bom fazer porque eu tenho histórico na família: minha mãe tinha um diabetes forte, mas não fazia dieta e chegou a amputar um membro, a perna”, contou. O deputado Tony Gel (MDB) também participou da ação: “É fundamental porque, na correria da vida, às vezes nos descuidamos um pouco da saúde”, disse.

INICIATIVA – “É fundamental porque, na correria, nos descuidamos da saúde”, disse o deputado Tony Gel. Foto: Roberta Guimarães
Entre os sintomas da doença, estão o aumento repentino da sede, vontade de urinar diversas vezes ao dia e feridas que demoram a cicatrizar. Pressão alta, sobrepeso e casos na família aumentam o risco de desenvolver diabetes. As atividades desta manhã encerraram às 13h30 com o Abraço Azul, ato simbólico em frente ao Edifício Miguel Arraes de Alencar.