
DESEMPENHO – “Gostaria de ressaltar o esforço e o compromisso dos docentes, em particular daqueles que se dedicam à pesquisa.” Foto: Roberto Soares
A deputada Teresa Leitão (PT) destacou, em discurso na Reunião Plenária desta terça (10), relatório que coloca a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre as 15 universidades públicas que mais desenvolvem pesquisas científicas no País, sendo a única representante das regiões Norte e Nordeste. De acordo com o levantamento feito pela empresa Clarivate Analytics, por solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as instituições foram responsáveis por 60% dos trabalhos produzidos entre 2013 e 2018.
“Há de se considerar, conforme observou o pró-reitor de Pesquisa da UFPE, Ernani Carvalho, que a instituição está em uma área com PIB e IDH muito mais baixos que a de outras universidades da lista. Diante disso, gostaria de destacar o esforço e o compromisso dos docentes, em particular daqueles que se dedicam à pesquisa”, pontuou a parlamentar. Segundo a petista, a UFPE conta com 1.500 professores de pós-graduação conduzindo cerca de 5 mil pesquisas.
Teresa mostrou-se preocupada, no entanto, com os impactos que as pesquisas dessas entidades sofrerão em razão dos cortes do Governo Federal. “O empenho por uma educação pública de qualidade deve ser pauta constante nestes tempos de desmonte das políticas educacionais”, concluiu.