Legislativo homenageia Igreja Evangélica Congregacional

Em 09/09/2019 - 21:09
-A A+
Reunião Solene em homenagem aos 164 anos de fundação da igreja evangélica Congregacional no Brasil

REUNIÃO SOLENE – Deputado João Paulo propôs cerimônia que reverenciou chegada do grupo ao País. Pastor Márcio Leal, líder da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, recebeu placa comemorativa da Alepe. Foto: Jarbas Araújo

A Igreja Evangélica Congregacional foi pioneira no Brasil na evangelização em língua portuguesa. Fundada em 1855, a denominação religiosa estabeleceu condições favoráveis para a vinda das demais congregações evangélicas. A partir de proposta do deputado João Paulo (PCdoB), a Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda (9), Reunião Solene para lembrar os 164 anos da chegada do grupo ao País.

O Congregacionalismo surgiu na Inglaterra, por iniciativa de alguns puritanos, com o propósito de desvencilhar a Igreja Anglicana das diretrizes da Igreja Católica. O fundador da Igreja Congregacional no Brasil, Robert Kalley, tornou-se pastor graças ao testemunho de uma paciente que o estimulou a estudar as escrituras sagradas.

Em 1855, Kalley chegou ao Rio de Janeiro e criou a Escola Dominical da Igreja. Conquistas que asseguraram direitos civis aos evangélicos contaram com a participação dessa entidade, como o casamento civil, o registro de filhos e o direito ao voto nas eleições. Os congregacionalistas também se destacaram por participar da implantação da lei que concedeu aos brasileiros a prerrogativa de gozar de todos os direitos, independentemente da religião.

O deputado José Queiroz (PDT), que presidiu a cerimônia, afirmou que a integração de todos os segmentos da sociedade foi sempre uma bandeira de luta dos congregacionalistas. “No mundo atual, essa oportuna chama continua acesa diante da escalada da intolerância em todas as áreas”, ressaltou. Considerando a contribuição social da Igreja Congregacional ao País por tantos anos, João Paulo parabenizou a denominação religiosa, salientando “sua  dedicação à fé e ao respeito ao pensamento do outro”.

O pastor Márcio Leal, líder da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ele agradeceu a homenagem, frisando que a iniciativa é um reconhecimento ao trabalho do Congregacionalismo. “Sempre buscamos ser parceiros dos entes federativos”, observou. O deputado João Paulo também entregou placas aos pastores das três igrejas congregacionais sediadas em Pernambuco. Durante a Reunião Solene, houve apresentações de corais desses templos.