Programa Em Discussão: escritor comenta obra histórica sobre grandezas do Brasil

Em 28/05/2019 - 09:05
-A A+

O texto Diálogo das Grandezas do Brasil foi escrito em 1618 por um português anônimo radicado em Pernambuco. Em seis conversas, dois personagens narram, em detalhes, as grandezas das capitanias, com destaque para a fauna, a flora e os elementos que formavam o seu ecossistema. O escritor pernambucano Caesar Sobreira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comenta no Programa Em Discussão a transcrição mais recente da obra, organizada por ele.

Sobreira revelou que o primeiro contato dele com o texto ocorreu na extinta Livro 7. “Naquela época, essa livraria era o centro espiritual da cultura pernambucana. Eu era vestibulando e, numa das visitas habituais, encontrei a versão de 1966 do José Antônio Gonçalves de Melo. Ao ler esse texto, me senti muito orgulhoso de ser pernambucano e nordestino, porque ele retrata um Brasil de 1618, uma época em que a Capitania de Pernambuco era a cabeça de toda a Província”, revelou.

A tradução foi feita a convite da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, como parte de um pós-doutorado do autor em crítica textual. “Fiz uma transcrição paleográfica, que é um trabalho de transcrever, letra por letra, um manuscrito medieval ou moderno”, explicou. “São técnicas muito específicas. Você atualiza a ortografia, mas não interfere no texto, nem sequer nos erros. É uma edição absolutamente fidedigna, e a maneira de eu oferecer ao leitor a oportunidade de cotejar o trabalho é colocar ao lado a versão original.”

Assista a entrevista na íntegra: