Diogo Moraes destaca reconhecimento internacional ao Programa Atitude

Em 15/04/2019 - 18:04
-A A+
SUCESSO - Iniciativa representará a América do Sul entre as experiências exitosas de seis regiões do mundo. Foto: Roberto Soares

SUCESSO – Iniciativa representará a América do Sul entre as experiências exitosas de seis regiões do mundo. Foto: Roberto Soares

O deputado Diogo Moraes (PSB) destacou, na Reunião Plenária desta segunda (15), o reconhecimento dado pela Open Society Foundations (OSF) ao Programa Atitude, que oferece atenção integral aos usuários de drogas e aos seus familiares. O projeto foi escolhido como representante da América do Sul entre experiências exitosas de seis regiões do mundo. Moraes anunciou que apresentará um Voto de Aplausos à iniciativa.

O reconhecimento internacional foi anunciado na última sexta (12) pela representante da OSF, Sarah Evans, em reunião com o governador Paulo Câmara e o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides. A organização visitou as unidades do programa e estabelecerá com o Estado uma parceria técnica para melhorar ainda mais os resultados. Conforme salientou Diogo Moraes, o Atitude é o único projeto do País que consta no relatório “Limites de Velocidade: Redução de Danos”, voltado para pessoas que usam estimulantes. O documento foi lançado na Holanda pela Stichting Mainline. E, entre outros dados, frisou que, em 2018, a iniciativa bateu recorde em número de atendimentos, chegando à marca de 128.856.

“A decisão do governador Paulo Câmara de criar uma pasta exclusiva para o combate e prevenção às drogas ampliou a atenção para esse tema. Com orçamento próprio e mais independência, a Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas passou a se destacar ainda mais pelos resultados obtidos”, avaliou Moraes.

O programa Atitude oferece acolhimento de apoio, acolhimento intensivo, aluguel social e o Atitude nas Ruas, agindo diretamente na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece ainda cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz encaminhamentos às redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.

Em aparte, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) relacionou o programa Atitude à redução recente nos indicadores de violência. E voltou a abordar o projeto do Poder Executivo que institui a Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência no Estado de Pernambuco. “Esta será uma das leis mais exemplares do nosso País”, disse. O deputado Adalto Santos (PSB) chamou atenção para o uso abusivo de álcool, associando-o aos crimes de feminicídio e ao consumo de outras drogas. Ele pediu a interiorização das blitzen da Operação Lei Seca. Já o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) sublinhou que, segundo pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 98% dos usuários aprovam o ‘Atitude”.