
PROTOCOLO – Em Reunião Solene presidida por Eduíno Brito (d), Claudiano Martins (e) entregou placa comemorativa ao diretor-presidente do Ipem-PE, Adriano Martins. Foto: Heluizio Almeida
A partir de 1968, o Estado passou a contar com a atuação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE), autarquia criada com a missão de proteger a sociedade, ao fiscalizar produtos e serviços consumidos pela população. Na noite desta terça (4), a Assembleia Legislativa promoveu Reunião Solene para comemorar os 50 anos da entidade em Pernambuco, por proposição do deputado Claudiano Martins Filho (PP).
Administrativamente, a instituição é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e, tecnicamente, ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Ipem-PE dispõe de quatro unidades, localizadas no Recife, em Ipojuca (RMR), Caruaru (Agreste Central) e Petrolina (Sertão do São Francisco). Entre as competências do órgão estão a inspeção, o registro e a emissão de autos relacionados às atividades de metrologia legal, normalização e qualidade industrial.
“Esse trabalho envolve, por exemplo, a fiscalização das certificações compulsórias em veículos transportadores de cargas e produtos perigosos, bem como a medição de seus tacógrafos”, observou o deputado Eduíno Brito (PP), no discurso de abertura da cerimônia. O parlamentar citou outra atribuição do instituto: fiscalizar os postos de combustíveis a fim de verificar a correção de equipamentos, como bombas fornecedoras de gasolina e de álcool. “As equipes também procedem de maneira ética e responsável, autuando indústrias que colocam à venda produtos com peso real inferior ao indicado na embalagem”, acrescentou.
“Nestes 50 anos, o Ipem-PE sempre contribuiu com o desenvolvimento de Pernambuco, realizando, de forma adequada, ações sempre voltadas para melhorar e facilitar a vida dos consumidores, primando pela boa qualidade dos produtos, conforme os padrões exigidos pela legislação”, destacou Claudiano Martins Filho. O deputado anunciou que, em breve, o órgão contará com um laboratório de análise de produtos têxteis, em Caruaru, empreendimento que será o segundo do tipo no País. “Isso mostra a importância que está sendo dada ao instituto nos últimos tempos”, assegurou.
Diretor-presidente da entidade desde 2017, Adriano Martins ressaltou a importância da Reunião Solene: “Somos um órgão de proteção ao consumidor pernambucano, que garante a concorrência justa e a qualidade na fiscalização. Este reconhecimento da Assembleia é muito gratificante para a gente, para todos os funcionários que fazem o Ipem no Estado”. Ele recebeu uma placa comemorativa aos 50 anos da instituição.