
CERIMÔNIA – Deputado Zé Maurício propôs solenidade, que também assinalou o Dia do Aviador, e entregou placa comemorativa ao brigadeiro do ar Walcyr Josué Araújo, comandante do Cindacta 3. Foto: Heluizio Almeida
No dia 23 de outubro de 1906, Alberto Santos Dumont, a bordo do seu 14-Bis, voou por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, no Campo de Bagatelle, em Paris. O piloto e inventor brasileiro realizou a proeza com um avião capaz de alçar voo e retornar por seus próprios meios, sem auxílio de propulsores ou dispositivos externos. Em Reunião Solene na noite desta segunda (22), a Assembleia Legislativa enalteceu o Dia do Aviador (23/10) e os 30 anos do 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), sediado no Recife. O órgão integra a Força Aérea Brasileira (FAB), subordinada ao Ministério da Defesa.
Além da Capital pernambucana, no País existem outros três centros, localizados em Manaus (AM), Brasília (DF) e Curitiba (PR). O deputado Antônio Moraes (PP), que coordenou a cerimônia, destacou que o Cindacta 3 é responsável por controlar e gerenciar todo o tráfego aéreo da Região Nordeste e de parte do Oceano Atlântico, cobrindo uma área superior a 13 milhões de quilômetros quadrados. O órgão conta com mais de mil técnicos. “A data enaltece não apenas o legado do Patrono da Aviação (Santos Dumont), mas o respeito e a admiração de todos os brasileiros pelos profissionais do ramo”, acrescentou o parlamentar, também parabenizando a FAB e todos os que compõem o Cindacta 3.
O deputado Zé Maurício (PP), que propôs a realização da solenidade, lembrou a visita feita por ele e alguns parlamentares à instituição, em junho deste ano. “Constatamos a excelência dos serviços prestados pelo Cindacta 3, que é dotado de equipamentos com tecnologia avançada e tem uma equipe extremamente capacitada para garantir a segurança do nosso espaço aéreo”, elogiou. “Fiquei impressionado com o que vi”, prosseguiu. Ele também registrou o trabalho social dos militares do centro em apoio à comunidade do Jardim Jordão, Zona Sul do Recife, onde a instituição está localizada.
O brigadeiro do ar Walcyr Josué Araújo, comandante do Cindacta 3, agradeceu a iniciativa de Zé Maurício e da Alepe. “É com grande satisfação que comparecemos a esta Casa para receber a homenagem.” O militar também falou sobre a criação da FAB, em 1941, da importância da missão desempenhada por ela durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e da fundação do centro integrado de defesa aérea, em 1988.
Por fim, ressaltou que Pernambuco “é um tradicional defensor dos valores históricos mais caros da nossa nação”. “Isso nos une, hoje e sempre.” Ele recebeu uma placa comemorativa aos 30 anos da entidade. O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), os deputados Alberto Feitosa (SD) e Bispo Ossesio Silva (PRB), além do Coral Vozes de Pernambuco, participaram da Reunião Solene.