Reunião Solene celebra 60 anos do grupo Gideões Internacionais no Brasil

Em 01/10/2018 - 20:10
-A A+
10-01-solene-ha-33

REUNIÃO SOLENE – Público lotou auditório para homenagem à entidade proposta pelo deputado Joel da Harpa. Foto: Heluizio Almeida

O grupo Gideões Internacionais do Brasil foi homenageado, nesta segunda (1°), em Reunião Solene na Assembleia, pelos 60 anos de existência, por proposição do deputado Joel da Harpa (PP). A entidade é uma associação de homens de negócios e profissionais cristãos, membros de igrejas evangélicas. Eles têm como missão levar a Palavra de Deus por meio do testemunho pessoal e da distribuição de Bíblias completas e Novos Testamentos com Salmos e Provérbios em mais de 190 países.

A maioria dos Gideões vive e atua nas próprias comunidades, doando os livros sagrados em prisões, hospitais, hotéis, entre outros locais. O grupo acredita que, ao ter acesso à Palavra de Deus, as pessoas podem conhecer o Evangelho e aceitar a “salvação em Cristo”. Esses novos cristãos podem, por sua vez, crescer espiritualmente e compartilhar a fé. Os exemplares de Bíblias e Novos Testamentos são impressos em mais de 93 línguas.

Os Gideões Internacionais foram criados em 1899, nos Estados Unidos, por Samuel E. Hill, John H. Nicholson e William J. Knights. Em 1908, teve início a distribuição gratuita do Livro Sagrado em hotéis norte-americanos. Hoje, o grupo conta com mais de 280 mil integrantes no mundo.

A entidade estima ter doado mais de dois bilhões de exemplares da Bíblia em quase todas as nações do planeta, enquanto no Brasil distribuiu cerca de 200 milhões. No País, os Gideões foram criados em 1958, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, mais de 11 mil integrantes desse movimento atuam no Brasil, sem contar os auxiliares. O grupo chegou a Pernambuco em 1961 e hoje são 482 membros, além de 399 auxiliares, totalizando 881 integrantes no Estado.

Na abertura da Reunião Solene, Joel da Harpa destacou que a Casa de Joaquim Nabuco homenageia os Gideões Internacionais pela nobre missão de evangelização que desempenham no País.  “Diante de um mundo onde a inversão de valores tem tentado tomar conta da nossa sociedade, vemos na entidade um trabalho que enaltece os princípios da fé, da vida e da família”, frisou o parlamentar.

Em Pernambuco, o grupo é presidido por Wladimir Alexandre da Silva Braz e, em âmbito nacional, por Maurício Melo de Meneses, que veio de São Paulo para a cerimônia na Alepe. Ambos receberam do deputado Joel da Harpa uma placa comemorativa em alusão ao aniversário.

Wladimir Braz considerou importante o reconhecimento da Assembleia, assim como está ocorrendo nas demais casas legislativas do País. “Os Gideões têm sido relevantes em nosso Estado, no Brasil e no mundo”, observou. “Para nós é motivo de muita honra receber esta homenagem de uma casa de leis, que representa o povo pernambucano”, disse Maurício Meneses. Ele enfatizou a distribuição de 200 milhões de Novos Testamentos em todo o território nacional, ao longo dos 60 anos de existência da entidade no País. “As pessoas poderão ter uma vida melhor com um livro que representa a vida eterna.”