O exemplo deixado por Eduardo Campos como parlamentar e gestor foi destacado nessa segunda em discurso do líder do Governo na Assembleia, deputado Isaltino Nascimento, do PSB. Na passagem dos quatro anos da morte do ex-governador, vítima de acidente de aéreo, Isaltino lembrou as qualidades e realizações do político. Segundo o deputado, Eduardo deixou marcas duradouras em seus dois mandatos de governador, e grandes ensinamentos para a classe política. “E nós sabemos o quanto a sua presença, o seu vigor, a sua força, a sua tenacidade, sua visão arguta e sobretudo o compromisso de fazer o melhor naquilo que desempenhava como ação, seja nesse Parlamento aqui como deputado estadual, na Câmara Federal, como ministro de Estado e, por último, tendo a oportunidade de poder governar por dois mandatos o nosso estado de Pernambuco”.
Em aparte, Aluísio Lessa, do PSB, ressaltou que Eduardo Campos transformou a matriz econômica do estado ao investir em setores como o automotivo e a indústria pesada. Romário Dias, do PSD, afirmou que, independentemente das obras de pedra e cal, Eduardo foi um grande líder que deixou seguidores. Tony Gel, do MDB, apontou que o ex-governador era um político com ideias de vanguarda que, numa visão espírita, ainda vai contribuir muito para o Brasil. Simone Santana, do PSB, saudou a memória de Eduardo Campos e do ex-governador Miguel Arraes, que morreu em 2005, também no dia 13 de agosto.
Os 30 anos de criação da Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2, que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, motivaram Voto de Aplausos da deputada Teresa Leitão, do PT. O deputado Adalto Santos, do PSB, registrou a comemoração do aniversário de 100 anos da Assembléia de Deus, realizada em Caruaru, Agreste Central, no último sábado.
A deputada Simone Santana, do PSB, comemorou acordo promovido entre o Governo do Estado e os policiais e bombeiros militares. Ela lembrou a importância do envolvimento da Alepe em apoio a categoria durante as negociações. “Trata-se de uma conquista que não favorece apenas as partes diretamente envolvidas. A promoção dos bombeiros e militares terá impacto na vida da população. Ganham os futuros sargentos, ganha o Governo do Estado e ganha Pernambuco.”
A inauguração da primeira unidade da Fundação Altino Ventura em Serra Talhada, na próxima segunda, ganhou destaque no pronunciamento de Augusto César, do PTB. O parlamentar destacou o convênio firmado entre a prefeitura do município do Sertão do Pajeú e a diretoria da entidade que presta assistência de saúde na área de oftalmologia.
Nessa segunda, os deputados aprovaram o requerimento de Voto de Protesto de autoria do deputado Joel da Harpa, do PP, contra as declarações dos cantores Johnny Hooker e Daniela Mercury na última edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Segundo o parlamentar, os artistas fizeram apresentações “ofensivas e desrespeitosas, proferindo palavrões e hostilidades contra os princípios e valores cristãos”.