Alepe celebra Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada

Em 23/05/2018 - 20:05
-A A+
Reunião Solene em homenagem ao Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada

PROPOSIÇÃO – Por meio de lei aprovada pela Assembleia, de autoria da deputada Simone Santana, data passa a ser comemorada em 20 de maio. Foto: Kerol Correia

A Assembleia Legislativa instituiu o Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada, por meio da Lei nº 16.287/2018. A data, que reconhece a atuação das mulheres nessa atividade, passa a ser comemorada, anualmente, em 20 de maio. Por iniciativa da deputada Simone Santana (PSB), autora da proposição, a Alepe promoveu Reunião Solene, na noite desta quarta (23), para homenagear essas profissionais.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB/PE) tem 14.614  mulheres inscritas em seus quadros. Dos sete cargos de direção da entidade, dois são ocupados por mulheres: a secretária-adjunta, Ana Luiza Mousinho; e a tesoureira, Sílvia Nogueira.

O deputado Rodrigo Novaes (PSD), que presidiu a solenidade, ressaltou que a escolha da data 20 de maio remete ao dia e mês em que Eulália Guimarães de Castro se inscreveu na OAB/PE, tornando-se a primeira advogada de Pernambuco, em 1940. O parlamentar também registrou que Nair Andrade, presente à cerimônia, foi a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da OAB/PE, em 1971. “A ela, que hoje tem 91 anos, e a todas as advogadas pernambucanas, os nossos parabéns por esse importante dia e, sobretudo, pela luta diária em busca de justiça e de valorização das mulheres na advocacia”, frisou.

Simone Santana destacou que as mulheres advogadas já ocupam 48% do quadro da OAB nacional – no Estado, representam 47% -, mas ainda enfrentam preconceitos seculares. “Apesar de terem desempenho exemplar nos concursos públicos para a Magistratura, ainda são pouco lembradas para os cargos que exigem nomeação”, pontuou.

“Nesta noite, celebramos o Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada porque sabemos que o silêncio foi rompido, mas a voz feminina ainda não chegou a todos os espaços do Judiciário”, observou a parlamentar, salientando que esse Poder atualmente ocupa o centro das atenções da sociedade, assim como o empoderamento feminino.

05-23-solene-kc-20

REVERÊNCIA – Primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da OAB/PE, Nair Andrade recebeu homenagem. Foto: Kerol Correia

Ana Luiza Mousinho, que também preside a Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, enfatizou que “a iniciativa de Simone Santana e da Alepe é motivo de alegria”. “É muito importante jogar luz sobre essa questão da valorização das mulheres, de uma maneira geral, e das advogadas, pois a gente enfrenta muitas dificuldades no dia a dia da nossa profissão”, apontou.

“Minha vida sempre foi de luta em prol da mulher advogada e, por que não dizer, de todas as mulheres. É preciso que elas se conscientizem de que podem participar de todos os setores da vida”, declarou a conselheira da OAB/PE Nair Andrade, homenageada durante a Reunião Solene. Ela lamentou a pouca presença de mulheres no Poder Legislativo.