
HOMENAGEM – João Nelly de Menezes Régis ganhou honraria por contribuição para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Foto: Kerol Correia
O Vale do São Francisco, formado por cidades de Pernambuco e da Bahia, é considerado o maior polo produtor e exportador de frutas do País. O trabalho e o conhecimento técnico de um baiano, o engenheiro agrônomo João Nelly de Menezes Régis, contribuíram para que a fruticultura irrigada se desenvolvesse na região. Na noite desta segunda (21), a Assembleia Legislativa conferiu a ele o Título de Cidadão de Pernambuco, por proposição do deputado Lucas Ramos (PSB).
João Nelly, 89 anos, é natural de Lençóis e formado pela Escola de Agronomia da Bahia, com especialização na Universidade do Colorado (EUA). Nos anos de 1950, ele deixou seu Estado natal para integrar o quadro da Comissão do Vale do São Francisco, atual Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atuou em cidades como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina.
“Por sua valiosa contribuição ao progresso de Petrolina e da região do São Francisco, cuja história está diretamente ligada à própria história do dr. João Nelly, a concessão deste Título de Cidadão é mais do que justa”, afirmou o deputado Zé Maurício (PP), que presidiu a solenidade.
Na avaliação de Lucas Ramos, “não dá para pensar em fruticultura irrigada sem lembrar a influência exercida pelo engenheiro João Nelly, que dedicou sua vida para garantir oportunidades para o Semiárido, área que depende quase que exclusivamente do Poder Público”. “Foi por meio da agricultura irrigada que ele viu acontecer a transformação na vida das pessoas”, acrescentou.
O engenheiro, que voltou a residir na Bahia e trabalha em projeto de irrigação a ser implantado no município de Barra, declarou ser uma “emoção muito grande” receber a honraria. “Os primeiros tempos em Pernambuco foram muito importantes para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Tenho o orgulho de ter trazido as primeiras sementes de uva, o que determinou a alavancagem do crescimento da região, antes mesmo dos grandes projetos de irrigação”, enfatizou. Um vídeo sobre a trajetória do homenageado foi exibido durante a cerimônia.