Dia Estadual do Escotismo é celebrado na Assembleia

Em 25/04/2018 - 19:04
-A A+

SOLENE – Iniciativa foi proposta pelo deputado Ricardo Costa. Foto: Kerol Correia

O Dia Estadual do Escotismo foi comemorado, nesta quarta (25), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. Comemorado em 23 de abril, a data coincide com o Dia Mundial do Escotismo, que completa 111 anos em 2018. A solenidade foi proposta pelo deputado Ricardo Costa (PP), que também é autor da lei que instituiu a data comemorativa no Estado.

Criado pelo general Robert Baden Powell, o movimento, que surgiu na Inglaterra, em 1907,desenvolve atividades ambientais, comunitárias e educacionais, com o objetivo de formar cidadãos úteis às suas comunidades. Outros princípios não menos importantes, baseados na prática do trabalho em equipe, na fraternidade, na lealdade, no respeito e na disciplina norteiam o Escotismo.

O escotismo se estendeu pelo mundo e chegou ao Brasil em 1910, atraindo jovens de todas as regiões para receber orientação e desenvolver seu potencial de cidadania. Cinco anos depois já se instalava em Pernambuco, atualmente, sob a orientação de Márcio José Gomes, presidente da unidade local, sediada na Praça da Torre, e reunindo cerca de dois mil jovens dos dois gêneros.

Para o segundo semestre deste ano, está programado um “jamboree”, acampamento para escoteiros e escoteiras de todo o Brasil, em Barretos, São Paulo, estimando-se o comparecimento de seis mil participantes, entre jovens e adultos. Também no segundo semestre haverá um encontro nacional no Recife, reunindo cerca de 300 chefes e dirigentes escoteiros.

O deputado Zé Maurício (PP), que presidiu a solenidade, registrou “que a Assembleia se orgulha em homenagear a organização, responsável pela formação cidadã de inúmeros pernambucanos.”

Ricardo Costa, que também é autor da lei que possibilita a utilização das escolas da rede pública estadual para atividades de escotismo, nos dias em que não há aulas,  parabenizou os escoteiros e lembrou que o movimento se mantém com os próprios esforços. “A maioria das atividades é realizada sem fundos de orçamento, mas com vitórias expressivas, graças à imensa dedicação dos voluntários”, salientou.

A vice-presidente da região escoteira de Pernambuco, Zelita Feitosa, que tem 58 anos de escotismo, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. Ela agradeceu a homenagem e declarou que todo o grupo está feliz com o reconhecimento do  Legislativo Estadual. “Que a iniciativa permaneça forte e atraia cada vez mais pessoas”.