
ATENÇÃO – “Um dos melhores quadros técnicos da estrutura estadual está no órgão”. Foto: Sabrina Nóbrega
Demandas dos servidores do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE) foi destacada no Plenário, nesta quinta (19), pela deputada Socorro Pimentel (PTB). Em pronunciamento no Pequeno Expediente, a parlamentar falou sobre a ausência de reajuste salarial no órgão desde 2014 e cobrou reconhecimento da categoria pelo Poder Executivo. Representantes dos servidores acompanharam o pronunciamento.
“Apesar da importância do trabalho realizado pelo Ipem, prestando serviços essenciais em defesa do cidadão, a categoria tem sido deixada de lado”, declarou. De acordo com a deputada, “em determinado momento, a remuneração base do cargo de auxiliar de serviços chegou a ficar inferior ao valor do salário mínimo”.
Ao órgão, cabe a fiscalização de produtos e serviços por meio de metrologia, contribuindo para garantia do Direito do Consumidor e para a segurança da sociedade. “Um dos melhores quadros técnicos da estrutura estadual está no Ipem e merece mais atenção. Infelizmente, a política de recursos humanos do PSB tem prioridades questionáveis”, avaliou.
Criado pela Lei nº 6.141/1968, o Ipem é uma autarquia estadual com atividade vinculada, administrativa e financeiramente, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, tecnicamente, ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).