Eduíno Brito enaltece comemoração da Data Magna de Pernambuco

Em 28/02/2018 - 17:02
-A A+
Reunião Plenária

REFLEXÃO – Parlamentar enfatizou ideais que motivaram movimento e participação dos maçons na Revolução Pernambucana de 1817. Foto: Roberto Soares

A celebração da Data Magna do Estado de Pernambuco, na próxima terça (6), foi destacada em pronunciamento do deputado Eduíno Brito (PP) na Reunião Plenária desta quarta (28). A ocasião, que se refere ao dia de eclosão da Revolução Pernambucana de 1817, será feriado civil a partir deste ano. No discurso, o parlamentar enfatizou os ideais que motivaram o movimento e a participação dos maçons na tomada do poder, com instalação de um governo provisório e proclamação da República, há 201 anos.

Para Brito, o feriado é uma oportunidade para se refletir sobre os ideais que levaram pernambucanos a pegar em armas, ansiando por uma sociedade mais livre e igualitária. Ele rememorou, ainda, que cerca de 1.600 pessoas morreram na luta contra a Corte portuguesa. “Perdemos vidas humanas, território e poder, mas o governo português não conseguiu arrancar de nossa essência a força de lutar por melhores dias”, emendou.

O deputado sublinhou as pautas dos revolucionários, como o fomento à educação, reforma tributária e, por parte de algumas lideranças, o fim da política escravocrata. Também salientou a participação da maçonaria, em especial do Areópago de Itambé, primeira loja maçônica do Brasil. “Podemos afirmar que a Revolução Pernambucana foi filha da maçonaria e de seus ideais na busca pelo fim dos privilégios e da opressão”, disse.

Para Eduíno Brito, “a data permanece mais viva do que nunca”. “Reputamos como uma das iniciativas mais louváveis o resgate da Data Magna do Estado. Devemos essa homenagem ao nossos mártires e à nossa própria história”, assinalou.