
REUNIÃO SOLENE – Comenda, que reverencia pessoas e instituições que se destacam no Estado em diferentes segmentos, foi entregue a cinco agraciados. Foto: Kerol Correia. Foto da home: Sabrina Nóbrega
Cinco agraciados receberam da Assembleia Legislativa, em Reunião Solene nesta quarta (29), a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro. A cerimônia contemplou o ex-governador Roberto Magalhães, o ex-deputado estadual Valdeir Batista, o religioso Ivo de Xambá, a oncologista Vera Morais e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

EMPRESA – Cepe foi escolhida no Mérito Cultural Gilberto Freyre. O presidente, Ricardo Leitão, representou a instituição. Foto: Sabrina Nóbrega
A comenda reconhece pessoas e instituições que se destacam no Estado em diferentes segmentos. O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), parabenizou os homenageados. “Essa é a nossa forma de agradecer pelo importante trabalho realizado em prol de Pernambuco.”
A Reunião Solene foi a primeira a ser realizada no Plenário Governador Eduardo Campos desde a inauguração, no final de junho. Prestigiou a ocasião o vice-governador do Estado, Raul Henry, que compôs a mesa dos trabalhos.
“Um momento como este mostra um pouco da trajetória daqueles que fizeram por Pernambuco, preservando nossa história e nossa posição de vanguarda”, discursou o líder da Oposição na Alepe, Sílvio Costa Filho (PRB). “Esta oportunidade é um momento importante nas atividades deste Parlamento, onde, apesar de toda a crítica em volta da política, orgulhamo-nos de fazer a democracia”, complementou o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB).

HONRARIA – Ex-governador Roberto Magalhães recebeu medalha no Mérito Político Governador Eduardo Campos. Foto: Sabrina Nóbrega
Roberto Magalhães Melo recebeu a comenda no Mérito Político Governador Eduardo Campos, por iniciativa de Ricardo Costa (PMDB). Com vida pública iniciada na década de 1970, o advogado de formação foi governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal. Magalhães falou em nome dos agraciados. “Muito nos honra estar nesta Casa”, frisou.
O Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire condecorou o político sertanejo Valdeir de Andrade Batista – a partir de proposta de Roberta Arraes (PSB). Empresário do setor têxtil, ele foi prefeito de Araripina (Sertão do Araripe) e deputado estadual, trajetória na qual ficou notabilizado pelo empenho em favor da construção da Adutora do Oeste, que hoje abastece a região. “É com grande orgulho que recebo o reconhecimento”, pronunciou-se, em nome dos ex-deputados.

CONDECORAÇÃO – Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire foi concedido ao político Valdeir Batista. Foto: Kerol Correia
Líder do culto africano da Nação Xambá, Adeildo Paraíso da Silva, o Ivo de Xambá, foi contemplado no Mérito Zumbi dos Palmares. O babalorixá está à frente do Terreiro do Portão do Gelo, em Olinda (Região Metropolitana do Recife), desde a década de 1990, quando, além das atividades de cunho religioso, o espaço passou a congregar pesquisadores e a abrigar ações contra as desigualdades raciais e a intolerância religiosa. Integrantes do terreiro realizaram louvação durante a cerimônia. A medalha foi entregue por requerimento de Isaltino Nascimento.
A presidente de honra do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), no Recife, Vera Lúcia Lins de Morais, conquistou o prêmio no Mérito Sanitário Josué de Castro por indicação de Simone Santana (PSB). Com carreira dedicada à oncologia pediátrica, a profissional foi uma das fundadoras da entidade sem fins lucrativos, que atende quase 1,5 mil pacientes por mês. Além da atenção médica humanizada, a instituição garante apoio social e econômico a crianças e familiares acolhidos pelo espaço.

TRADIÇÃO – Líder do culto africano da Nação Xambá, Ivo de Xambá foi contemplado no Mérito Zumbi dos Palmares. Foto: Kerol Correia
Fundada há 50 anos, a Cepe foi lembrada com o Mérito Cultural Gilberto Freyre, por proposição de Laura Gomes (PSB). A empresa pública é responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, do Suplemento Pernambuco e da Revista Continente. Além de manter catálogo de livros em diferentes áreas da literatura, com especial atenção para autores pernambucanos, a companhia concede premiações e organiza feiras literárias. Representou a instituição o seu presidente, Ricardo Leitão.

COMENDA – Presidente de honra do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), Vera Lúcia Morais conquistou o prêmio no Mérito Sanitário Josué de Castro. Foto: Sabrina Nóbrega
A atleta Érica Sena não pôde comparecer à solenidade por estar em competição no Exterior. Brasileira com o melhor desempenho na história das Olimpíadas na marcha atlética, com o 7º lugar na Rio 2016, ela receberá, em data oportuna, a medalha no Mérito Esportivo Carlos Alberto Oliveira. A indicação foi do deputado Beto Accioly (PSL).