Pioneira no Brasil, Rádio Clube AM é homenageada pelo Legislativo pernambucano

Em 06/11/2017 - 21:11
-A A+
Reunião Solene em homenagem à Rádio Clube de Pernambuco – AM

CERIMÔNIA – Representantes da emissora, que faz parte do Diario de Pernambuco, participaram da solenidade. Estação voltou ao ar em junho, na frequência 720kHz, substituindo a Rádio Globo AM. Foto: Kerol Correia

O retorno da Rádio Clube AM, emissora que realizou a primeira transmissão no Brasil, foi comemorado em Reunião Solene na Assembleia Legislativa na noite desta segunda (6). Desde junho, a estação voltou ao ar na frequência 720kHz, substituindo a Rádio Globo AM. “Bem próximo do centenário da Clube AM, o rádio pernambucano dá um passo importante para revalorizar a sua própria história e, ao mesmo tempo, fazer uma animadora aposta no futuro”, ressaltou o deputado Ricardo Costa (PMDB), que propôs a realização da cerimônia.

O parlamentar lembrou que, nos primeiros anos do século 20, a radiotelegrafia era prerrogativa do Governo Federal. “Mas isso não impedia que amadores fundassem clubes de rádio e nesse contexto surgiu ‘A Pioneira’, em 6 de abril de 1919, pelas mãos de Antônio Joaquim Pereira”, frisou, acrescentando que, somente depois dos anos 1920, surgiram outras emissoras. Entre talentos revelados ou que passaram pela Rádio Clube destacam-se, entre outros, Abelardo Barbosa (Chacrinha), o comediante Chico Anysio, os músicos Sivuca e Hermeto Pascoal.

No discurso de abertura da solenidade, o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), lembrou que, “embora nas últimas décadas inovações tecnológicas tenham revolucionado os meios de comunicação, o rádio não perde sua importância”. O parlamentar também enfatizou que a emissora chega a 120 municípios pernambucanos. “Depois de retransmitir por três anos parte da programação do Sistema Globo, a Clube voltou a cobrir os principais acontecimentos do Estado, retomando programas de grande aceitação junto ao público”, comemorou.

Para o presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands, “a legítima e oportuna homenagem da Assembleia a uma rádio que é patrimônio do Estado representa o reconhecimento do povo pernambucano”. A deputada Terezinha Nunes (PSDB) também compôs a mesa dos trabalhos e entregou uma placa comemorativa da Alepe a Rands.