
DEBATE – Evento, realizado pela Superintendência de Patrimônio Histórico da Alepe, ocorreu no Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco. Foto: Sabrina Nóbrega
Para reforçar as iniciativas do Outubro Rosa – mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama –, a Alepe promoveu, na manhã desta quarta (25), uma palestra para debater “As relações de gênero e a promoção da saúde da mulher na atualidade”. Aberto ao público, o evento foi realizado pela Superintendência de Patrimônio Histórico da instituição e ocorreu no Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco.
Professora de História e integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero de Pernambuco, Juliana Lucena aproveitou a ocasião para falar da importância de debater permanentemente o assunto. “A saúde feminina é uma questão a que não podemos nos furtar nunca”, ressaltou. Representando a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, a médica Letícia Katz ficou satisfeita com a oportunidade de discutir o tema. “A nossa função é a promoção da saúde, o que estamos fazendo ao debater sobre o câncer de mama.”
O professor Lenivaldo Cavalcante, da Escola de Referência Sizenando Silveira (Recife), ficou feliz em poder acompanhar a palestra com os estudantes. “É importante trazê-los à Casa do Povo para participar de debates e ampliar as discussões para fora da sala de aula”, observou. Também estiveram presentes alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (Recife), o superintendente da Escola do Legislativo, Sebastião Rufino, a superintendente de Preservação do Patrimônio do Legislativo, Cynthia Barreto, bem como representantes da Associação dos Cônjuges da Alepe e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Campanha – Até esta sexta (27), a Assembleia estará recebendo doações para a campanha Doe Lenços, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) como parte da Campanha Outubro Rosa. As entregas devem ser feitas no hall de entrada do Edifício João Negromonte Filho (Anexo II), na Rua da União (centro do Recife). Os lenços arrecadados na Alepe serão entregues ao Hospital de Câncer de Pernambuco na próxima semana.