
COMEMORAÇÃO – Homenagem foi proposta pelo deputado Antônio Moraes. Foto: Kerol Correia
Em 19 de julho de 1817, o governador da Província de Pernambuco, Capitão-General Luiz do Rego Barreto, autorizou o início das atividades de um hospital militar no Estado – o primeiro instalado no Brasil. Em 2017, a instituição completa 200 anos de atividade e, nesta terça (12), foi homenageada pela Assembleia Legislativa em uma Reunião Solene. O deputado Antônio Moraes (PSDB) propôs a iniciativa.
“Esse histórico hospital tem como missão prestar assistência em saúde de forma integral, com qualidade e segurança, à comunidade militar”, salientou a deputada Terezinha Nunes (PSDB), que presidiu a cerimônia.
Inicialmente, a entidade utilizou uma parte das instalações do Convento do Carmo, em Olinda. Em 1832, no entanto, foi transformada em Hospital Regimental e passou a funcionar num edifício junto à Igreja da Soledade, no Recife. Em 1953, a unidade de saúde foi denominada Hospital Geral do Recife e somente em 2010 tornou-se o atual Hospital Militar de Área do Recife (Hmar).
Antônio Moraes afirmou que a unidade é um exemplo no atendimento médico-hospitalar, sobretudo na área de cirurgia, inclusive inovando em outras áreas da medicina. “O hospital ainda atende pacientes de outros Estados”, destacou.
O diretor-geral do Hmar, coronel Ronaldo Smolentzov, recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu a homenagem. O gestor comemorou o fato de a instituição atender, em média, sete mil pessoas por mês, em todas as especialidades médicas. “Esse hospital é estratégico para o Comando Militar do Nordeste”, enfatizou.