Almir Rouche recebe homenagem por 30 anos de carreira

Em 05/09/2017
-A A+

As três décadas de trajetória artística do cantor e compositor Almir Rouche foram celebradas em Reunião Solene, nessa terça. O artista, natural de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, entrou profissionalmente no meio musical nos anos de 1980. Passou a ter projeção maior no início dos anos 2000, quando se lançou em carreira solo. Homenageado do Carnaval do Recife em 2017, Almir Rouche tem 26 discos e 6 DVDs gravados. Suas composições fazem parte da trilha sonora da folia em Pernambuco e animam, todo ano, os foliões do Galo da Madrugada e muitos outros blocos.

Almir Rouche disse que trabalha para mostrar que a cultura é sustentável e levar ritmos tradicionais de Pernambuco para os jovens. “Eu vivo exatamente da nossa cultura, fazendo as nossas músicas, pesquisando os nossos elementos, as nossas danças, os nossos ritmos, tentando trazer para a atualidade e para a realidade dos nossos jovens, para o conhecimento deles, com naturalmente uma roupagem que eles entendam. Se você não se modernizar e não trouxer essa cultura junto com esses movimentos que surgem, novos, e fazer essas pessoas conhecerem, aí vira folclore. E, quando vira folclore, você perde a identidade.

A homenagem foi solicitada pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB. Ela destacou que Almir Rouche é um ícone da cultura pernambucana. “É sem dúvida alguma o melhor intérprete de frevo da atualidade. Então esses 30 anos dele são importantes para mostrar como uma pessoa que nasceu numa condição extremamente pobre conseguiu chegar aonde ele chegou. Esperamos que esse exemplo dele se multiplique, que muitos outros sigam o mesmo caminho, para que a cultura de Pernambuco tenha maior destaque ainda, a nível nacional.

A reunião foi presidida pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Ele ressaltou que Almir Rouche tem mais de duzentas composições e que o artista enriquece o cenário musical do estado e do Brasil.