
SOCORRO PIMENTEL – “A Assembleia Legislativa participa da campanha, a pedido da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria.” Foto: Roberto Soares
A Assembleia Legislativa aderiu à campanha Setembro Amarelo, a partir desta segunda (4), com iluminação especial no Museu Palácio Joaquim Nabuco. A ação, que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio e segue até o dia 13, foi abordada pelas deputadas Socorro Pimentel (PSL) e Roberta Arraes (PSB) no Pequeno Expediente.
A campanha começou em 2014, no Brasil, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Pernambuco, ela foi incluída neste ano no Calendário de Eventos do Estado, por meio da Lei Estadual nº 16.037/2017.
“A Assembleia Legislativa participa da campanha, a pedido da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria”, destacou Socorro Pimentel. Ela convidou os parlamentares e a população para participar do Grande Expediente Especial sobre o tema, a ser promovido pela Casa no próximo dia 21. “Entre 2002 e 2014, o índice de suicídios envolvendo pessoas de 14 a 29 anos subiu quase 10%. O Brasil é, hoje, o oitavo país com o maior número dessas ocorrências no mundo”, ressaltou a deputada do PSL.

ROBERTA ARRAES – “É preciso um olhar diferenciado, sem julgamento, demonstrando empatia e atenção verdadeira para reduzir a incidência desse problema.” Foto: Roberto Soares
Roberta Arraes também chamou atenção sobre o aumento de suicídios em Pernambuco, numa faixa etária ainda mais baixa – entre 10 e 14 anos nesse mesmo período. “Nessa faixa, o número de suicídios cresceu 40%”, observou. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentados pela parlamentar, 90% das pessoas que atentaram contra a própria vida tinham transtornos mentais.
“Os especialistas indicam que esses casos poderiam ser evitados, mas muitas dessas pessoas nunca chegam a se consultar com um psicólogo ou psiquiatra. É preciso um olhar diferenciado, sem julgamento, demonstrando empatia e atenção verdadeira para reduzir a incidência desse problema”, avaliou a socialista.
Câncer infanto-juvenil – Socorro Pimentel também lembrou outra campanha de prevenção e conscientização que acontece neste mês: o Setembro Dourado, que incentiva o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Esse mal já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes no Brasil”, sublinhou a deputada. “A iluminação amarela também abrange essa iniciativa, tão importante para conscientizar pais e equipes de saúde em Pernambuco”, declarou.
Foto da home: Kerol Correia