Resumo do Plenário: deputados repudiam ministro da Saúde por mudanças na Hemobrás

Em 08/08/2017
-A A+

O anúncio de transferência de parte da produção da Hemobrás para o Paraná foi criticado na Reunião Plenária dessa terça. O deputado Zé Maurício, do PP, é contra a proposta apresentada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, mesmo pertencendo ao mesmo partido. “Eu tenho certeza de que isso é uma decisão unilateral do ministro, até por querer beneficiar o seu estado. Isso me deixa muito à vontade, porque irei aqui defender também o meu estado.

O parlamentar se disse preocupado com o destino dos funcionários da empresa, que ficaria subutilizada depois de receber um investimento de quase um bilhão de reais. A opinião foi compartilhada por Waldemar Borges, do PSB, e por Dr. Valdi, do PP. Terezinha Nunes, do PSDB, sugeriu que o Partido Progressista de Pernambuco emita uma nota contrária à decisão do ministro. Já Teresa Leitão, do PT, afirmou que Ricardo Barros tem o respaldo do presidente Michel Temer. Isaltino Nascimento, do PSB, e Guilherme Uchoa, do PDT, sugeriram a realização de um ato público contra a decisão.

Aluísio Lessa, do PSB, criticou o protesto de cegonheiros que ocupam a região central do Recife desde 31 de julho. De acordo com o deputado, a maior parte dos motoristas contrários à Jeep não são pernambucanos, mas sim, de estados como Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Ele afirmou que a empresa contratada para fazer o transporte dos veículos está cumprindo corretamente o acordo de contratar cegonheiros de Pernambuco. “Há, na verdade, uma afronta dos falsos cegonheiros – ou cegonheiros paraguaios – de querer exigir serem recebidos pelo governador Paulo Câmara, que só saem dali se o governador atender uma ilegalidade.

Claudiano Martins Filho, do PP, solicitou ao Governo do Estado a isenção da taxa sobre a Carteira Nacional de Habilitação dos trabalhadores rurais de Pernambuco. “Com a isenção dos custos na aquisição da CNH, aumentará a qualidade dos motoristas habilitados, principalmente na zona rural, fato que certamente trará diminuição dos incidentes automotivos e de motos que hoje virou epidemia no Sertão de Pernambuco.

Odacy Amorim, do PT, se disse preocupado com as recentes medidas do Governo Federal. Ele questionou as políticas de isenções, como o refinanciamento de dívidas. Para ele, quem acaba pagando a conta é a sociedade. O deputado também cobrou o retorno das transmissões ao vivo do Plenário na TV Alepe.

Teresa Leitão, do PT, destacou a atuação das quatro escolas pernambucanas vencedoras na 22ª edição da Feira Ciência Jovem. Elas vão representar o Brasil em um evento mundial que reúne estudantes de 80 países.

Laura Gomes, do PSB, elogiou o desempenho do governador Paulo Câmara à frente do Pernambuco em Ação. Segundo a parlamentar, o programa que presta contas e repactua metas do Governo comprovou avanços na vida da população.

Augusto César, do PTB, criticou as taxas abusivas cobradas pela Compesa em Parnamirim, no Sertão Central. Segundo o petebista, as contas de água chegaram a ter um aumento de 80%.

A acessibilidade do Prédio Miguel Arraes de Alencar, sede do novo plenário da Alepe, foi elogiada por Terezinha Nunes, do PSDB. Para ela, isso contribui com a inclusão de todas as pessoas no Poder Legislativo.