Alepe Solidária: Casa entrega mais de 5 toneladas em doações para vítimas de enchentes

Em 27/06/2017 - 18:06
-A A+
06-27-entrega-donativos-kc-49

CAMPANHA – Na tarde desta terça (27), chefes da Casa Militar e da Defesa Civil receberam de parlamentares donativos que foram arrecadados em cincos pontos de coleta na Assembleia. Foto: Kerol Correia

Cerca de cinco toneladas de alimentos, reunidas em 600 cestas básicas completas, e 600 kits de limpeza e higiene pessoal foram arrecadados pela Campanha Alepe Solidária, promovida pela Assembleia Legislativa. Voltada para as vítimas de enchentes na Mata Sul do Estado, a ação, que teve início no último dia 5, também coletou 300 litros de água mineral e 200 quilos de roupas. A iniciativa foi encerrada na tarde desta terça (27), com a entrega dos donativos à Casa Militar e à Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no pátio do Museu Palácio Joaquim Nabuco.

As doações foram feitas por parlamentares e servidores da Casa, além de cidadãos que utilizaram os cincos pontos de coleta distribuídos nos prédios da Alepe. O Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco (Sindilegis-PE) apoiou a ação. “A Assembleia não poderia deixar de prestar solidariedade a esses pernambucanos, neste momento difícil. Muitos perderam tudo o que tinham”, ressaltou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT). “Esperamos, desse modo, levar um pouco de alento às vítimas.”

Segundo o chefe da Casa Militar do Estado, coronel Eduardo Pereira, hoje há quase 22 mil desalojados (nas casas de parentes e amigos) e 1,1 mil desabrigados (em abrigos públicos). Ele enfatizou que as doações recolhidas pela Assembleia se somam ao esforço da população pernambucana, do Poder Público e de outros Estados para diminuir o sofrimento nas 27 cidades da Mata Sul atualmente em situação de emergência. “Nós só temos a agradecer o gesto de generosidade dos deputados, deputadas e funcionários da Casa. O material vai ser usado imediatamente”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Codecipe, tenente-coronel Luiz Augusto, além da assistência, a Defesa Civil está atuando para consertar equipamentos, vias públicas, estradas vicinais e pontes danificados. O próximo passo será a reconstrução dos prédios públicos atingidos. “Já cadastramos os desabrigados e, na próxima semana, faremos o cadastramento das pessoas desalojadas. Então, iniciaremos junto ao Governo Federal um estudo das próximas etapas, que podem ser novas casas ou concessão de auxílio-moradia”, informou.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, que coordena o Gabinete de Crise Central, e a Casa Militar, a população pode continuar ajudando, principalmente com doações de proteínas (ovos, frango, carne vermelha, sardinha, salsicha etc.), fraldas descartáveis para crianças e idosos e kits de higiene pessoal. Os dois principais postos de arrecadação estão instalados nos comandos-gerais da Polícia Militar (Praça do Derby, Recife) e do Corpo de Bombeiros (Av. João de Barros, 399, Boa Vista, Recife). Confira a lista completa de postos de arrecadação.