Reunião Solene celebra os 110 anos do escotismo

Em 12/06/2017 - 20:06
-A A+
06-12-solene-kc-54

CERIMÔNIA – Integrantes do movimento em Pernambuco foram homenageados por iniciativa do deputado Ricardo Costa. Foto: Kerol Correia. Foto da home: Giovanni Costa

Os 110 anos do escotismo mundial foram lembrados, nesta segunda (12), na Assembleia Legislativa, em uma Reunião Solene proposta pelo deputado Ricardo Costa (PMDB). Criado pelo general Robert Baden Powell, o movimento surgiu na Inglaterra, em 1907.

O escotismo desenvolve atividades ambientais, comunitárias e educacionais, com o objetivo de formar cidadãos úteis às suas comunidades. A chegada do movimento ao País ocorreu em 1915, no Rio de Janeiro, culminando com a fundação da União dos Escoteiros do Brasil, em 1924.

Em Pernambuco, o chefe-escoteiro José do Patrocínio Vieira, falecido em 2014, aos 96 anos, destacou-se por dedicar a vida ao movimento. Segundo a organização da entidade, ele foi considerado o maior fundador de grupos de escotismo no Estado. Atualmente, os escoteiros pernambucanos trabalham na arrecadação de donativos para as comunidades atingidas pelas enchentes do fim de maio.

Para o deputado Eduíno Brito (PP), que presidiu a solenidade, “a Alepe se orgulha em homenagear a organização, responsável pela formação de eminentes personalidades pernambucanas, como os professores Aníbal Bruno e Barreto Campello e o cantor Luiz Gonzaga”.

Ricardo Costa destacou que o escotismo é o maior movimento jovem organizado do planeta, com cerca de oito milhões de membros. ”Que a iniciativa permaneça forte e atraia cada vez mais a juventude”, salientou.

A chefe da região escoteira de Pernambuco, Zelita Feitosa, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. Ela lembrou a importância da pedagogia do escotismo. “Se fosse adotada pelos gestores públicos, nossa proposta resultaria em um futuro mais próspero e tranquilo para o País”, defendeu.