
RECONHECIMENTO – Pesquisadora da Fiocruz-PE, Celina Turchi foi destacada pela revista norte-americana Time. Foto: Roberto Soares
A presença da pesquisadora Celina Turchi na lista de cem pessoas mais influentes no mundo, de acordo com a revista Time, foi registrada pela deputada Laura Gomes (PSB) no Pequeno Expediente desta segunda (20). Cientista do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, Celina foi responsável por coordenar uma força-tarefa de estudiosos que investigou a relação entre microcefalia e o vírus da zika.
“Ela é digna desse enorme reconhecimento por seu trabalho. Isso não foi feito só pela revista norte-americana Time, mas também por outra publicação renomada – a britânica Nature, que a colocou na lista dos dez cientistas mais importantes de 2016”, homenageou a parlamentar socialista.
Laura Gomes lembrou que a pesquisa liderada pela cientista teve o apoio direto da gestão estadual, com a participação da Secretaria de Saúde e da Universidade de Pernambuco, entre outras entidades. “Além disso, o Governo está montando equipes multiprofissionais para atender crianças com microcefalia, como a que está atuando na UPAE de Araripina”, destacou.
Também em discurso na tribuna, a deputada Socorro Pimentel (PSL) parabenizou Celina Turchi. A parlamentar ainda anunciou que irá pedir a concessão do Título de Cidadã de Pernambuco à pesquisadora, nascida em Goiás.