
AÇÕES – Deputado salientou necessidade de ampliar investimentos na educação dessa população, como estratégia de enfrentamento aos problemas sociais. Foto: Roberto Soares
Comemorado nesta quarta (3), o Dia do Sertanejo mereceu discurso do deputado Rodrigo Novaes (PSD) no Plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar, que mantém bases políticas no Sertão de Itaparica, aproveitou a passagem da data para lamentar as dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar na região, e apontou sinais de boas perspectivas para o futuro trazidos com o avanço das obras da Transposição do Rio São Francisco.
“A falta de planejamento e as oportunidades perdidas levaram os sertanejos para os grandes centros. Não há saídas além de corrigirmos as injustiças”, analisou, salientando a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica, como estratégia de enfrentamento aos problemas sociais trazidos pelo recuo de atividades econômicas tradicionais da região. “Apesar dos avanços nas escolas do Estado, os municípios ainda deixam a desejar”, avaliou.
O parlamentar também citou exemplos de progresso que devem ser seguidos por outras cidades, como o êxito da fruticultura irrigada em Petrolina, Sertão do São Francisco, e o desenvolvimento da economia de serviços em Serra Talhada, Sertão do Pajeú. “Enquanto o sofrimento for nossa sina, a luta será nossa vida”, frisou.