Legislativo pernambucano lembra 20 anos do GAC

Em 02/05/2017 - 20:05
-A A+
HOMENAGEM - Em Reunião Solene proposta pela deputada Simone Santana, a médica Vera Morais recebeu, em nome do grupo, placa comemorativa da Alepe. Foto: Henrique Genecy

HOMENAGEM – Em Reunião Solene proposta pela deputada Simone Santana (esq.), a médica Vera Morais recebeu, em nome do grupo, placa comemorativa da Alepe. Foto: Henrique Genecy

Um grupo de ajuda para dar suporte a crianças com câncer e suas famílias. Com essa missão, profissionais e estudantes da área de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE), liderados pela médica Vera Morais, criaram, em 1997, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE). Nesta terça (2), os 20 anos da entidade foram lembrados em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa, a partir da iniciativa da deputada Simone Santana (PSB).

Contando com recursos angariados por meio de campanhas e com a força de vontade de médicos, pesquisadores e voluntários sociais, os pacientes do GAC podem hoje dispor de um ambiente de conforto. Em uma sede com oito pavimentos, construída ao lado do Hospital Oswaldo Cruz, o grupo oferece atendimento médico e psicológico, diagnóstico precoce, alimentação e outros cuidados.

O deputado Ricardo Costa (PMDB), que presidiu a cerimônia, ressaltou “que a Casa Joaquim Nabuco louva a ação da entidade, que trabalha com dedicação, amor e forte humanismo, oferecendo compreensão, carinho e atendimento médico necessário aos pacientes”.

Simone Santana destacou que o GAC surgiu de uma história de amor e sonho que vem resultando na salvação de muitas vidas. “Que a instituição continue tendo ajuda suficiente para manter seu trabalho”, defendeu a parlamentar.

Vera Morais recebeu uma placa comemorativa da Alepe. A médica agradeceu a homenagem. “A nossa missão, mesmo sendo espinhosa, é gratificante e se reflete nos sorrisos de gratidão que recebemos”, enfatizou.