Homenageados da medalha da Revolução Pernambucana estão definidos

Em 05/04/2017
-A A+

Os deputados da Comissão de Educação aprovaram nessa quarta a entrega de medalhas comemorativas do bicentenário da Revolução Pernambucana. A comenda é concedida a instituições ou pessoas que trabalham para preservar a história e a memória cultural do Estado e para a transferência de conhecimento às futuras gerações. As indicações para concessão da homenagem pelo Poder Executivo são a UFPE, o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão, Arquivo Público Estadual, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco e a empresária Geralda Farias. Os nomes foram aprovados pelo colegiado e devem seguir para exame do Plenário.

Já o projeto de lei para reformulação do Sistema de Incentivo à Cultura, previsto inicialmente para ser votado na reunião desta semana, vai ser analisado pela presidente do Colegiado, deputada Teresa Leitão, do PT. A parlamentar vai propor mudanças para o texto a partir das sugestões colhidas na audiência pública realizada no último dia 22 de março. Os deputados ajustaram ainda as datas dos próximos debates a serem realizados pela comissão. O calendário prevê encontros para discutir o reajuste do piso salarial dos professores e para abrir os trabalho da Conferência Estadual de Educação, como explica a presidente.

 “Porque a lei do piso já está em vigor desde janeiro, portanto, o piso já deveria ter sido reajustado e não houve ainda nenhum anúncio de negociação do governo com a categoria. Então, é uma audiência de conteúdo estratégico muito importante. E o lançamento da Conferência Estadual de Educação, que foi uma solicitação do Fórum Estadual de Educação, será no próximo dia 10 de abril.” 

A audiência do piso salarial dos professores está prevista para o próximo dia 26 de abril.