
ATUAÇÃO – Economista é membro do Comitê Mundial de Açúcar, de Nova York, onde são feitas recomendações para as transações mundiais do segmento. Foto: Henrique Genecy
Natural da cidade de São Paulo, Plínio Mário Nastari recebeu, nesta segunda (12), o Título de Cidadão de Pernambuco. O executivo comanda a Datagro, consultoria que realiza análises para o mercado global de açúcar e biocombustíveis. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Antônio Moraes (PSDB).
Nastari comanda equipe de 97 colaboradores em seis escritórios instalados em Nova York, onde também é membro do Comitê Mundial de Açúcar, e em vários Estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Além da experiência de mercado, há mais de 20 anos o homenageado atuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Nastari já assessorou o Governo brasileiro em assuntos como planejamento energético, venda de etanol para os Estados Unidos, exportação de açúcar e em questões referentes à importação de pneus usados.
O deputado Henrique Queiroz (PR) abriu a cerimônia, ressaltando “que o Legislativo reconhece a atuação decisiva de Nastari para o desenvolvimento do mercado sucroalcooleiro, tão importante para o Estado”.
Antônio Moraes destacou que o homenageado tem uma vida dedicada à profissão. “Graças à sua capacidade e conhecimento, tem contribuído para o engrandecimento do setor do açúcar e do álcool em Pernambuco”, frisou.
Nastari agradeceu a iniciativa da Casa. “Com essa honraria, aumenta minha responsabilidade de trabalhar em prol do crescimento da economia canavieira”, salientou.