Deputados pedem ações para a segurança pública do Agreste e Sertão

Em 01/11/2016 - 18:11
-A A+
Reunião Plenária

CAVALCANTI – “Já foram 246 ações violentas em bancos do Estado este ano”. Foto: Henrique Genecy

A segurança pública no Interior de Pernambuco foi tema de pronunciamento de três deputados da região, na Reunião Plenária desta terça (1º). Júlio Cavalcanti (PTB), Socorro Pimentel (PSL) e Rogério Leão (PR) cobraram iniciativas para combater assaltos nas agências bancárias e estradas do Sertão e do Agreste do Estado.

O oposicionista Júlio Cavalcanti destacou o mais recente caso de explosão de caixas eletrônicos, ocorrido na madrugada desta terça em Pedra, no Agreste Meridional. As agências do Bradesco e do Banco do Brasil da cidade ficaram parcialmente destruídas com a utilização de explosivos nas máquinas de autoatendimento. “Pedra tem apenas uma viatura e um efetivo de 12 policiais. Um município como esse precisaria de um efetivo pelo menos três vezes maior”, criticou.

Cavalcanti também se solidarizou com os bancários.  “O sindicato da categoria fez um levantamento que aponta 246 ações violentas em bancos do Estado, apenas neste ano. Foram 13 assaltos, cinco sequestros, 28 explosões em agências e cinco em carros-fortes, além de 128 ataques a terminais de autoatendimento fora das agências, entre outros casos”, relatou o deputado.  “Não faz muito tempo que cobrei medidas do Governo para desmontar essas quadrilhas, mas nada foi feito. Ou, se foi feito, não foi eficaz”, frisou.

Reunião Plenária

SOCORRO – “É necessário que se construa uma unidade do IML no Araripe”. Foto: Henrique Genecy

A deputada Socorro Pimentel registrou os pedidos que fez para o Sertão do Araripe em reunião com o novo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, realizada na última quarta (26). “A nossa principal demanda é a construção de uma unidade do Instituto Médico Legal no Araripe. É inaceitável que uma região com mais de 300 mil habitantes não tenha um IML”, salientou.

A parlamentar solicitou também a criação de uma Delegacia da Mulher, a reforma e o reaparelhamento de delegacias e unidades do Corpo de Bombeiros, concursos para novos delegados e o retorno dos serviços da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Áreas de Caatinga. “As medidas são necessárias para enfrentar problemas como os constantes assaltos na BR-232”, relatou.

A instalação em Serra Talhada, no Sertão, de uma base de apoio para helicópteros da Polícia Militar foi o pleito do deputado Rogério Leão. Ele considera que o município é a melhor opção para receber a estrutura do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social no Sertão.

Reunião Plenária

LEÃO – “Novo Grupamento Tático Aéreo deve ser instalado em Serra Talhada”. Foto: Henrique Genecy

“Salgueiro e Petrolina são candidatas a receber a base mas, pela localização geográfica, Serra Talhada deveria ter preferência, pois a partir de lá as aeronaves têm autonomia para ir a qualquer cidade de Pernambuco”, considerou Leão. “A utilização de helicópteros ajudaria a combater grupos armados que explodem carros-fortes e caixas eletrônicos no Sertão”, lembrou.