Comissão aprova reforço financeiro para o Museu Cais do Sertão

Em 19/04/2016 - 16:04
-A A+
Reunião Extraordinária da Comissão de FINANÇAS.

BENEFÍCIO – Equipamento vai receber aporte de R$ 1,5 milhão para continuar funcionando. Foto: João Bita

Operando com dificuldades desde o final do ano passado, o Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife, pode receber aporte de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos para continuar em funcionamento. Na manhã desta terça (19), a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 758/2016, um reforço no caixa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) destinado a garantir a manutenção do equipamento.

O órgão estadual assumiu a gestão do museu em fevereiro, após o fim do convênio entre o Governo de Pernambuco e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) – organização sem fins lucrativos que operava o espaço desde sua inauguração, em 2014. Por conta do término do contrato, o Cais do Sertão chegou a ser fechado para visitação no início deste ano, mas voltou a abrir ainda em janeiro.

Relator da matéria na Comissão, o deputado Romário Dias (PSD) observou que a medida “melhora a qualidade e a efetividade da gestão do setor turístico do Estado.” Presidente do colegiado, Clodoaldo Magalhães (PSB) elogiou a garantia de recursos para o museu, “um equipamento de cultura tão importante para Pernambuco e referência para o Brasil.”