Alepe encerra comemoração dos 180 anos no Teatro de Santa Isabel

Em 30/11/2015 - 22:11
-A A+
MG_2806

MEDALHA – Reunião Solene contou com entrega de comendas a várias autoridades do Estado. Foto: João Bita

A entrega da Medalha dos 180 anos do Poder Legislativo de Pernambuco marcou o encerramento das comemorações do aniversário da Alepe, na noite desta segunda-feira (30). A Reunião Solene foi realizada no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife. Receberam a comenda os deputados estaduais da 18ª Legislatura e as principais autoridades do Estado.

A Assembleia Legislativa Provincial foi fundada em 1º de abril de 1835, no Forte do Matos, Bairro do Recife. No discurso de abertura da reunião, o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ressaltou  a importância do Poder como instrumento de participação política. “Desde sua criação, a Assembleia foi espectadora e, principalmente, protagonista da história de Pernambuco e do Brasil”, afirmou.

O parlamentar destacou também que o estado democrático de direito pressupõe pluralidade de opiniões, ideias e sentimentos. “E não há melhor lugar para que essas liberdades sejam expressas do que no Parlamento. Na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, o povo tem voz e tem vez”, disse.

A importância do Poder Legislativo para a história de Pernambuco também foi ressaltada pelo desembargador Frederico de Almeida Neves, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco.  “Merece todos os elogios uma Casa Legislativa que ao longo de 180 procura editar suas leis com independência  e fazê-las caminhar no sentido da justiça”, declarou o desembargador.

As medalhas comemorativas dos 180 anos têm a imagem da cúpula do Palácio Joaquim Nabuco e a inscrição ““Assembleia Legislativa de Pernambuco 1835-2015””. Entre os que receberam a  comenda estavam o vice-governador Raul Henry; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico de Almeida Neves; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Rogério Fialho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Carlos Alves; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Gisane Barbosa; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdecir Pascoal; o procurador-geral de Justiça, Carlos Augusto Guerra; o defensor público-geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo; a auditora do TCE, Renata Campos; e o médico Joaquim Cavalcanti, funcionário com maior tempo de atividade na Casa.

“Senti uma grande satisfação com esse reconhecimento de 48 anos de trajetória na Assembleia. Tivemos uma evolução muito grande nos serviços prestados e no ambiente de trabalho da Casa”, agradeceu o médico, que entrou no quadro de servidores da Alepe em 1967.

MG_4985

APRESENTAÇÃO – Orquestra da Câmara de PE apresentou o concerto “Que saudade, seu Domingos!”. Foto: Giovanni Costa

Concerto – No encerramento da Reunião Solene, Orquestra de Câmara de Pernambuco apresentou o concerto “Que saudade, seu Domingos!“, em homenagem a Dominguinhos (1941-2013). O concerto foi baseado na apresentação realizada pelo sanfoneiro e a Orquestra, em 2008, na Praça Guadalajara (atual Praça Dominguinhos), em Garanhuns, cidade natal do sanfoneiro. Entre as músicas presentes, clássicos como “Gostoso demais”, “Quem me levará sou eu” e “Tenho sede”.

Dominguinhos foi substituído como solista do concerto por Beto Hortis, seu parceiro nos últimos anos de vida. Ele tocou com a orquestra a sua composição instrumental “Que saudade, seu Domingos!”, ganhadora do prêmio de melhor frevo de rua do I Festival do Frevo da Humanidade, promovido pela Prefeitura do Recife, em 2013.

Por fim, a surpresa da noite: Liv Moraes, filha de Dominguinhos, juntou-se à orquestra para cantar “De volta pro meu aconchego” e receber uma placa em homenagem ao seu pai.