José Marcos de Lima é o Presidente da Assembléia O novo Presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Marcos de Lima (PFL), assegurou, ontem, em discurso, depois de anunciada sua vitória por 28 votos dos 49 deputados, o apoio do Poder Legislativo ao Governo Jarbas Vasconcelos. “Entendemos que a esmagadora vitória obtida pelo governador foi um gesto de confiança dos pernambucanos, que precisará ser instrumentalizado e apoiado pela Casa de Joaquim Nabuco de forma a permitir o estancamento da crise e a retomada do desenvolvimento”.
Para José Marcos, que cumpre seu terceiro mandato de deputado estadual, “Pernambuco precisa gerar empregos, resolver questões primárias como a falta d’água agora atingindo a Capital, combater a violência, fortalecer as atividades agrícolas e pecuárias, atrair empreendimentos e desenvolver seu turismo. O governador precisa da Assembléia e não encontrará na nossa Casa resistências para devolver ao nosso Estado a hegemonia que já teve e poder tratá-lo outra vez como o Leão do Norte”. Concorreu com José Marcos o deputado Geraldo Coelho, também do PFL, que obteve 21 dos 49 votos para a presidência da AL.
O parlamentar, na sua primeira fala como presidente da AL, disse que se sentia orgulhoso de ocupar uma cadeira por onde passaram uma legião de ilustres pernambucanos, responsáveis por partes memoráveis da nossa história de lutas, de conquistas e de soberania.
Gratidão “O primeiro sentimento que me chega acrescentou José Marcos é o da gratidão. Gratidão aos quase 30 mil pernambucanos que, pela terceira vez, fizeram-me seu representante; gratidão aos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas, empresariais e associativas que lutam ao meu lado desde o meu primeiro mandato de vereador na minha terra natal”.
José Marcos também mostrou-se grato, em seu discurso, aos colegas deputados que lhe honraram com a escolha para presidir a AL. “Tenho também gratidão aos servidores dessa Casa que possibilitaram no biênio 96/97, período em que ocupei a 1ª Secretaria, realizar uma gestão de acertos, transformações e avanços. Sou grato aos meus assessores diretos que dia a dia travam comigo uma batalha sem vencidos ou vencedores; expresso gratidão a minha família que me apóia, me fortalece e encoraja, privando-se na maioria das vezes até da minha presença de pai, avô e companheiro; e tenho gratidão, enfim, a Deus, que protege e ilumina minha caminhada”.Moderna O novo presidente da Assembléia disse que fará do Poder Legislativo, “cada vez mais, uma caixa de ressonância dos anseios populares, uma câmara de eco do grito dos humildes e desassistidos. Para isso, concluiremos o processo de modernização da Casa, que se apóia em dois importantes pilares: equipamentos com tecnologia de ponta e treinamento do corpo funcional. Levaremo s a Assembléia para próximo da sociedade. Serão cada vez mais permeáveis os canais que nos ligam com aqueles que representamos”.
José Marcos afirmou que, apesar de defender a autonomia do Poder Legislativo, vai estreitar laços com o Executivo e com o Judiciário. “Como bem disse o presidente Washington Luiz “governar é abrir estradas”, abriremos duas importantes vias, uma para o Executivo e outra para o Judiciário e irmanados construiremos uma grande rodovia para o futuro, pensando no bem-estar de Pernambuco”. (Antônio Magalhães)